Após atualização do decreto estadual que permite flexibilizações nos municípios de bandeiras amarela e laranja, as prefeituras de cidades que têm clubes do Gauchão aguardam iniciativa dos times e o contato da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para cogitarem autorizar treinos com bola e disputa de partidas.
O presidente da FGF Luciano Hocsman disse nesta sexta-feira (5) que tem o protocolo pronto para a retomada das partidas do Estadual e deve se reunir com gestores na próxima semana. No sábado (6), contudo, regiões podem ser reclassificadas em bandeira vermelha.
— Acho difícil antecipar o retorno (estipulado para segunda quinzena de julho) por conta dos planejamentos da maioria dos clubes. Tem de ser bem conversado até porque muitos estão se preparando para um segundo semestre com campeonatos brasileiros — alerta.
O dirigente acrescenta que a preparação dos times que já treinam, como Inter e Grêmio, deve ser intensificada antes da retomada. Coletivos e atividades com bola são práticas desejadas pelos departamentos de futebol das equipes da Capital assim que as autoridades permitirem. Luciano Hocsman pede cautela e reforça que não pretende colocar em risco o controle da pandemia no Estado.
— A gente já esperou tanto que mais 10 ou 15 dias não modifica muito. A nossa preocupação é também a programação do retorno dos clubes. Alguns ainda precisam contratar jogadores — ressalta.
Assim como na entrevista concedida ao Show dos Esportes da quinta-feira (4), o dirigente não descartou concluir o campeonato em uma semana e em poucas sedes. Segundo o mandatário, as cidades de Porto Alegre e Caxias do Sul “são opções lógicas” pela proximidade física e estádios disponíveis.
Assessoria da prefeitura de Porto Alegre diz que a dupla Gre-Nal não procurou nem se reuniu com o prefeito nessa semana, e adiantou que "os decretos de Porto Alegre serão avaliados novamente no início da semana."
Outras cidades
Em Erechim o prefeito Luiz Francisco Schmidt diz que o Ypiranga enviou o protocolo sanitário para análise do comitê de combate ao covid-19 da cidade. O gestor aguarda aprovação para autorizar os treinos no clube e posteriormente contatar o presidente da FGF Luciano Hocsman, caso seja necessário.
O Novo Hamburgo é um dos times que aproveitou a permissão da FGF para inscrição de novos jogadores na competição. Em contato com a reportagem de GaúchaZH, a assessoria da prefeitura da cidade afirma que segue o decreto estadual e “aguarda iniciativa do clube para avaliar a situação”.
A posição é a mesma relatada pela comunicação da prefeitura de São Leopoldo, no aguardo do protocolo por parte do Aimoré. Assim que o plano for apresentado pelo clube, município irá “analisar a situação de volta aos treinos e, posteriormente, de jogos”.
O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, opina que a previsão de retomada do futebol na segunda quinzena de julho, definida por clubes e Federação, é prudente. Ainda assim, abre possibilidade de diálogo e planejamento antecipado para o recomeço da disputa na data marcada.
— A partir de agora podemos conversar sobre protocolos para que lá em julho se admita isso dentro dos decretos. Mas agora, de imediato, acredito que ainda não — declara, reforçando a importância de que todos clubes e municípios sigam as mesmas medidas de segurança.
Pelotas também espera posição dos Brasil-Pel e do Pelotas para abrir o debate. “Se for interesse dos clubes da cidade, a prefeitura poderá submeter a demanda ao comitê de crise, que avalia os riscos envolvidos”, disse a assessoria da prefeitura da cidade da zona sul do Estado.
Em Caxias do Sul, onde o Juventude ainda não treina mas o Caxias sim, a Secretaria de Saúde admite a possibilidade de realizar jogos, porém “com restrições como de público, menos gente de comissão técnica e funcionários.” A assessoria do município diz que a próxima reunião do gabinete de crise, marcada para a segunda-feira (8), tratará do assunto.
A reportagem de GaúchaZH fez contato com a prefeitura de Ijuí mas ainda não recebeu os posicionamentos até a atualização desta matéria.