O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman pretende propor ao governador Eduardo Leite a conclusão do Gauchão em cidades sedes. O dirigente tem pronto o protocolo para a volta das partidas, bem como o cronograma para concluir a fase classificatória em uma semana. O campeonato seria finalizado entre os dias 19 de julho e 9 de agosto.
— A forma com sedes reduzidas nos dá uma situação de segurança maior de se fazer. Até porque temos cidades distante uma das outras. São 12 delegações transitando pelo Estado. O formato que vamos propor minimiza esses deslocamentos — apontou, em entrevista ao Hoje nos Esportes desta segunda-feira (8), na Rádio Gaúcha.
Faltam três rodadas, com seis jogos cada, semifinais e final de turno. Ainda pode haver mais dois confrontos, do campeão do returno contra o Caxias, vencedor do primeiro, totalizando 21 partidas. O torneio se encerraria no domingo 9 de agosto, Dia dos Pais.
— Entre (retornar) no dia 15 ou no dia 19 muda pouco, trabalhamos com as duas datas. Talvez o dia 19 por questões de calendário seja melhor, porque tu consegues fazer eventuais finais também num domingo, ao passo que se começar na quarta-feira (dia 15), vai consequentemente terminar em outra quarta-feira — disse Hocsman em contato com a reportagem de GaúchaZH.
Na última sexta-feira, Hocsman apontou Caxias do Sul e Porto Alegre como "opções lógicas" de sedes para a conclusão da disputa. Estádios disponíveis e proximidade entre as cidades foram os pontos positivos citados.
Uma reunião entre FGF e o novo secretário do Esporte e Lazer do Estado, Francisco Vargas, na tarde desta segunda, deu mais um passo para o retorno do Campeonato Gaúcho. Entretanto, a decisão da data e das sedes ainda depende da aprovação do governo estadual e da liberação das prefeituras. O último decreto assinado pelo governador Eduardo Leite deixa a cargo dos municípios o estabelecimento de regras para a prática de esportes coletivos durante a pandemia do novo coronavírus.
Na conversa com o secretário Vargas, que assumiu cargo na semana passada após a saída de João Derly — futuro candidato à prefeitura de Porto Alegre — Luciano Hocsman solicitou ainda uma nova reunião com o governador Eduardo Leite.
— Vamos seguir todas as orientações do governo do Estado. Nossa ideia é iniciar os jogos com os portões fechados, respeitando os protocolos de segurança de prevenção ao coronavírus — afirmou Hocsman após o encontro.
Entre as sugestões apresentadas pela FGF, está a redução de 70% no número de pessoas que costumam trabalhar nos jogos tanto em comissões técnicas, funcionários da Federação e profissionais da imprensa.