Dos oito municípios do Rio Grande do Sul com clubes na Primeira Divisão do Gauchão, apenas um está na bandeira amarela, considerada de baixo risco em relação ao coronavírus pela classificação do Governo do Estado. Mas houve uma mudança em relação à semana passada, quando somente Ijuí estava na classificação de baixo risco.
Desta vez, a atualização divulgada pelo Piratini colocou Pelotas, que tem dois representantes no Gauchão, como a única cidade com condição de receber jogos — ainda que sem público nos estádios.
O município de Ijuí, terra do São Luiz, foi "rebaixado" na classificação do governo para a bandeira laranja, em que o risco é considerado médio. Nesta mesma situação estão Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Erechim, Novo Hamburgo, Porto Alegre e São Leopoldo. Na bandeira laranja, são permitidas apenas atividades individuais nos clubes esportivos.
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) trabalha com a possibilidade do retorno do Gauchão para 15 de julho, já que o decreto do governo gaúcho autoriza os municípios que estão nas bandeiras amarelas e laranjas a estabeleçam regras próprias, inclusive para as atividades de clubes esportivos. Assim, as prefeituras de cidades que têm clubes do Gauchão aguardam iniciativa dos times e o contato da FGF para cogitarem autorizar treinos com bola e disputa de partidas.