As últimas notícias sobre a tentativa de retomada do Gauchão não foram boas, pois com a mais recente atualização do modelo de distanciamento controlado do governo do estado, quatro regiões passaram de bandeira laranja (risco médio) para bandeira vermelha (risco alto).
É importante lembrar que o Gauchão só poderá ser retomado com jogos em cidades que estiverem com bandeira amarela (risco baixo). No momento, das cidades que têm representantes no campeonato, apenas Pelotas está nesta situação.
O que a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) pretende é discutir com o governo do estado protocolos ainda mais rígidos para que seja pelo menos cogitada a possibilidade de liberação de jogos em cidades com bandeira laranja (risco médio). Esta medida abriria caminho para a volta do Gauchão.
A questão é que, neste momento, o governo não pretende mudar a regra. Por enquanto, jogos só serão permitidos em cidades com bandeira amarela. Esta não é uma situação definitiva, até porque tudo é avaliado permanentemente. Mas agora nada será modificado.
O que me parece é que a FGF Futebol está certa em estabelecer cenários e trabalhar com a data de 19 de julho. É preciso planejamento. Isto está sendo feito. Mas a decisão final é das autoridades sanitárias. E ainda não foi dado o sinal para a retomada do Gauchão.