Naturalmente sem glúten, rico em proteínas de origem vegetal e de sabor suave, o grão-de-bico é uma opção versátil para adicionar ao cardápio da dieta. Originário do Mediterrâneo, pertence ao mesmo grupo do feijão e da lentilha, e está presente na culinária de diversos povos.
No Brasil, ainda não tem tanta força na gastronomia, mas se tornou queridinho de quem segue dieta vegetariana e vegana. Benefícios não faltam: em 100g de grão-de-bico, encontramos 9g de proteína e 8g de fibras. Também é rico em ácido fólico, vitamina C, vitamina E, vitamina K, cálcio e fósforo.
Engana-se quem pensa que a leguminosa só pode ser consumida cozida. Além do preparo tradicional, pode ser a base para outras receitas gostosas e saudáveis. Veja algumas ideias:
1. Farinha
Sim, o grão-de-bico pode virar farinha e ser utilizado para fazer crepes, panquecas, bolos, massa de empada, quiche e até pães. Muitas vezes, dispensa o uso de ovos e leite, o que torna a farinha uma ótima opção para os veganos.
É feita com grãos já hidratados, tostados e moídos no processador. Também é possível encontrar pronta em casas de produtos naturais.
2. Snacks
A farinha de grão-de-bico pode ser usada para fazer snacks como palitinhos e biscoitos, mas existe um jeito ainda mais prático de utilizar a leguminosa como lanchinho, sabia? Basta pegar os grãos já cozidos, secar bem e levar ao forno para torrar, acrescentando um pouco de azeite ou do óleo de sua preferência. O tempo no forninho varia: precisa ser o suficiente para dourar, mas sem deixar os grãos muito secos. Após torrar, tempere a gosto com sal, pimenta, páprica etc. Crocante e delicioso!
3. Hambúrguer
Hambúrguer sem carne? Sim, com o grão de bico, isso é possível - e você ainda garante uma versão vegetariana deliciosa. Além disso, oferece uma boa quantidade de proteínas ao seu sanduíche.
O hambúrguer é feito com o grão-de-bico já cozido e processado. Se achar necessário, você pode usar a própria farinha feita com a leguminosa para dar liga. E não se esqueça dos temperos! Recomendo apostar em alho, cebola e páprica defumada.
4. Saladas
Com a temperatura começando a baixar, uma boa opção é consumir saladas quentes. O grão-de-bico costuma aparecer na mesa com o vinagrete, mas pode ser inserido também em outras preparações.
Você pode fazer uma salada com grãos, caprichar no molho (mostarda e mel é uma ótima pedida) e servir quentinha mesmo. Fica uma delícia e garante uma refeição ainda mais nutritiva.
5. Sopas
Pensando nos pratos que são a cara dos dias mais frios, que tal inserir o grão-de-bico na sopa? Pode ser uma sopa de tomate, um creme ralo de moranga com pimentão assado ou até uma sopa de cogumelos com leite de coco. Não falei que era versátil? A textura fica ótima em sopas, além de deixar tudo ainda mais nutritivo.
Já tem o hábito de consumir grão-de-bico no seu dia a dia? Para adequar as quantidades a sua alimentação, consulte um nutricionista.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.