Estar mais tempo em casa não quer dizer que estamos nos alimentando bem, certo? A rotina fica meio bagunçada e o consumo de alimentos frescos nem sempre se encaixa. Saiba que cultivar uma hortinha facilita essa dieta mais natural e saudável. E não é privilégio de quem tem quintal grande!
Ter uma hortinha garante mais saúde no prato, por conta das propriedades medicinais das substâncias que dão cor às plantas. Ervas e chás também são conhecidos por suas propriedades terapêuticas. Além disso, cuidar de uma hortinha pode ser uma excelente atividade para preencher o seu tempo e o tempo das crianças, se você tiver filhos, nesse período de distanciamento social.
Como montar?
Não é tão difícil assim manter uma horta em casa, mas é necessário ter dedicação para a irrigação e adubagem adequadas. O primeiro ponto a ser observado é o local para montá-la. Ela pode ser interna, desde que receba algumas horas de luz solar direta por dia.
Se for um espaço que pegue sol o dia inteiro, você poderá plantar uma variedade de plantas: ervas, legumes, hortaliças. Mas caso seja um local pouco iluminado, é possível plantar ervas e temperos em sacadas e janelas. Escolha um lugar não muito úmido e também que não tenha muito vento, que pode prejudicar algumas plantas.
O que cultivar?
Decidido o melhor local para plantar, é hora de escolher a forma de cultivo, que pode ser em vasos, embalagens recicladas, floreiras, caixas de madeira ou hortas verticais, que são ótimas para apartamentos com pouco espaço disponível.
Para hortas verticais, você pode escolher plantar: hortelã, salsinhas, cebolinha, alecrim, manjericão, que são ervas bastante fáceis de manter. Se você tem mais espaço, pode migrar para hortaliças maiores, como couve, alface, brócolis, espinafre, repolho, agrião, tomatinho cereja, morango.
Os benefícios dos vegetais
Vegetais verdes: ricos em antioxidantes, ajudam no sistema imunológico, na detoxificação e na digestão.
Vegetais amarelos e laranjas: ricos em betacaroteno, auxiliam na saúde da pele, da visão e do sistema imunológico.
Vegetais vermelhos: fontes de licopeno, são super aliados na prevenção de diversos cânceres, como de próstata, mama e estômago, também ajudam na saúde do sistema imunológico.
Vegetais brancos: potencial anti-inflamatório, melhora a circulação e fortalece o sistema imunológico.
Vegetais roxos: também super potentes antioxidantes, previnem cânceres e doenças cardíacas, também ajudam na circulação.
Garanta variadas cores no seu dia! Coma um arco-íris!
Os cuidados
Tenha cuidado com o excesso de água, pois pode causar o apodrecimento das raízes. O ideal é optar por vasos com furos no fundo e não deixar a água escorrer por baixo, pois ocorre a lixiviação do solo, ou seja, lava o solo, retirando os nutrientes.
A frequência das irrigações e a quantidade de água vai depender do que você plantar. Em geral, são regas diárias ou a cada dois dias. Um bom indicativo é o aspecto da planta: folhas amareladas, murchas ou caídas podem refletir sinais de falta de água.
Outro ponto importante é manter o solo bem nutrido. As hortaliças são bem "exigentes" nesse quesito. Adubações a cada 15 dias garantem um solo bem saudável e, consequentemente, um vegetal cheio de saúde!
Para garantir a saúde das plantas, é necessário cuidar as pragas. Mesmo as plantinhas de casa podem sofrer com esse mal. Evite o uso de inseticida sobre as plantas, sob o risco de contaminação. Muito menos venenos industrializados ou agrotóxicos, pois prejudica tanto a planta, quanto você.
Primeiro, tente a remoção manual das folhas e bichinhos que estejam contaminando sua horta. Se não for o suficiente, busque por soluções naturais.
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de ioga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.