O queijo faz parte da nossa alimentação de diferentes maneiras: no café da manhã, em lanches ou pratos principais. Com diversos tipos disponíveis no mercado, fica difícil entender qual é a melhor escolha para uma alimentação saudável e equilibrada.
A preocupação é natural, já que o queijo é um alimento que pode conter uma grande quantidade de gordura. Você sabe escolher a melhor opção?
Rico em proteínas, pobre em minerais
Os queijos são alimentos feitos a partir da coagulação do leite animal, podendo ser de vaca, cabra, búfala e outros mamíferos. É naturalmente rico em proteínas, cálcio e sódio, mas cuidado: a maioria dos queijos é pobre em minerais essenciais para o metabolismo do cálcio, como o magnésio. Isso significa que você precisa associar alimentos que são ricos nessa substância, como legumes, verduras e castanhas, para que o cálcio do queijo seja absorvido. Naturalmente, ele possui alto teor de gordura, que nada mais é do que a gordura do próprio leite. Mas isso pode variar sua quantidade de um queijo para o outro.
Os tipos menos calóricos
Consumir queijos que têm menor quantidade de gordura como cottage, ricota e minas pode ser mais benéfico para quem está em processo de emagrecimento. São opções menos calóricas por ter quantidade de gordura reduzida. Com isso, as chances de extrapolar as calorias diárias fica mais difícil.
O muçarela tem mais gordura em relação a esses três, e o queijo prato mais ainda, e também possui grande quantidade de sódio, exigindo maior atenção ao consumi-lo.
A gordura do queijo não é problema
A gordura é um nutriente com maior densidade calórica, fornecendo mais calorias do que proteínas e carboidratos. De maneira geral, os queijos de coloração mais amarelada possuem maior teor de gordura, mas isso não é uma regra. O brie e o gorgonzola, por exemplo, são ricos em gordura, mesmo tendo a coloração mais branca.
O queijo que tem maior quantidade de gordura é mais calórico e por isso deve ser consumido com moderação. O problema, entretanto, é o consumo em excesso que normalmente está associado a preparações altamente calóricas como pizza, lasanha, hambúrguer e gratinados no geral. É importante lembrar que a gordura do queijo é de uma fonte natural do leite e pode estar em uma alimentação equilibrada.
Coma com moderação
Se você busca uma alimentação saudável, a palavra é moderação. Procure por queijos mais naturais e menos processados. Para quem busca emagrecimento, o cenário é um pouco diferente. Existem inúmeros protocolos, diversas dietas diferentes e isso não significa que um tipo de queijo seja a melhor opção para todas elas. É possível utilizar os mais gordurosos para promover saciedade, desde que esteja dentro do seu planejamento individualizado. Para saber as quantidades e melhores opções para o seu objetivo, procure um profissional.
Paula Mar Pinto tem 28 anos e é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.