Os 20 dias para circular pela Praça da Alfândega investindo em livros novos ou garimpando obras mais baratas começam a ser contados a partir desta sexta-feira (27), com a inauguração da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre. Serão 69 bancas expositoras, três a menos do que no ano passado, que apresentou as melhores vendas desde 2016, após enfrentar pandemia e a experiência de fazer uma edição virtual. A cerimônia de abertura ocorre às 18h, no Espaço Petrobras Carlos Urbim (Av. Sepúlveda, entre o Margs e o Memorial do RS).
Uma novidade é o horário único para funcionamento das bancas tanto da área geral quanto da infantil e juvenil. As atividades se iniciam às 10h e encerram às 20h. De acordo com a Câmara Rio-grandense do Livro (CRL), haverá participação de 10 autores internacionais, 30 nacionais e mais de cem nomes da literatura gaúcha nas atividades, incluindo cerca de 630 sessões de autógrafos, 15 oficinas de escrita e literatura e 155 palestras.
O patrono é o escritor e cineasta Tabajara Ruas, autor de O Amor de Pedro por João (1982) e Os Varões Assinalados (1985), além de diretor dos filmes Netto Perde sua Alma (2001, em parceria com Beto Souza) e A Cabeça de Gumercindo Saraiva (2018). Sua trajetória será celebrada por amigos e colegas de ofício neste domingo (29), às 17h30min, no Auditório Barbosa Lessa do Espaço Força e Luz (Rua dos Andradas, 1.223).
Considerada um dos eventos literários mais democráticos do Brasil por não cobrar ingresso e ocorrer em uma área de fácil acesso como o Centro Histórico, a feira também proporciona momentos de reflexão sobre arte, cultura e o mundo. A programação inclui tanto nomes da literatura contemporânea como pensadores.
— Você pode encontrar na Praça de Autógrafos a dona Maria que está lançando seu primeiro livro e o escritor Itamar Vieira Junior. Isso é muito bonito de ver na Praça da Alfândega, esse lado democrático. E é um lugar de lazer, onde as famílias podem passear com as crianças sem botar a mão no bolso, a não ser para comprar livros — diz Sandra La Porta, produtora responsável pela programação geral há 23 anos.
Neste sábado (28), às 16h, a escritora e psiquiatra paulistana Natalia Timerman receberá leitores para um bate-papo sobre seu segundo romance, As Pequenas Chances (2023), obra autobiográfica em que reflete sobre a perda do pai. O encontro será no Espaço Força e Luz. Logo depois, às 17h30min, no mesmo local, o médico e cientista paulista Miguel Nicolelis falará sobre riscos e potenciais da inteligência artificial com o médico e escritor Gilberto Schwartsmann.
Uma dupla de peso da literatura brasileira contemporânea ficará frente a frente no dia 2 de novembro, feriado de Finados, às 17h30min, no Espaço Força e Luz. O baiano Itamar Vieira Junior, de Torto Arado (2019), vencedor do Jabuti em 2020, e do novo Salvar o Fogo (2023), discutirá literatura e perspectiva racial com o carioca Jeferson Tenório, vencedor do Jabuti no ano seguinte, em 2021, com O Avesso da Pele. A mediação será da escritora Nathallia Protazio, autora de Pela Hora da Morte (2022).
Psicanálise, música e literatura infantojuvenil
Eventos com dois grandes nomes da psicanálise brasileira, ambos destinados a analisar relacionamentos, solidão e as angústias da vida, também levarão reflexões à feira. Autora de Lupa da Alma (2020), Maria Homem falará sobre amor e traumas no dia 3 de novembro, às 17h30min, no Espaço Força e Luz. Já Ana Suy, de Não Pise no Meu Vazio (2017) e A Gente Mira no Amor e Acerta na Solidão (2022), conversará com a psicanalista Diana Corso, autora de Fadas no Divã (2006), no dia 9 de novembro, às 17h30min.
Samba, bossa nova e tudo o que faz parte da música nacional terão espaço no dia 11 de novembro, às 16h, no Espaço Força e Luz. O jornalista, crítico musical e escritor paulista Nelson Motta, autor de Noites Tropicais (2001), considerado um dos melhores livros sobre a música brasileira, encontra-se com o músico e escritor gaúcho Arthur de Faria, autor Elis: Uma Biografia Musical (2015) e Lupicínio Rodrigues: Uma Biografia Musical (2023), obras que retratam vida e carreira de duas estrelas do Rio Grande do Sul de projeção nacional.
Como acontece a cada ano, a programação para os pequenos também é valorizada. Ana Maria Machado, autora de clássicos como Menina Bonita do Laço de Fita (1986) e Mico Maneco (1988), estará presente no dia 11 de novembro, às 17h30min, no Espaço Força e Luz. Além dela, a feira terá outros 90 autores infantis e juvenis.
— Teremos uma tenda neste ano chamada Quintal das Histórias. Tudo funcionará com agendamento prévio para as escolas. As crianças chegam animadas, porque irão encontrar autores que já leram ao longo do ano, conforme combinado com as escolas — diz Sônia Zanchetta, produtora responsável pela programação infantil e juvenil.
69ª Feira do Livro de Porto Alegre
- Desta sexta-feira (27/10) até 15 de novembro na Praça da Alfândega, em Porto Alegre.
- Cerimônia de abertura: nesta sexta-feira, às 18h, no Espaço Petrobras Carlos Urbim (Av. Sepúlveda, entre o Margs e o Memorial do RS).
- Horário de funcionamento das bancas (geral e infantojuvenil): das 10h às 20h.
- Programação completa e outras informações: no site da Feira do Livro