Diretor de Eu, Tonya (2017), cartaz da Tela Quente desta segunda-feira (30) na RBS TV, às 22h35min, o australiano Craig Gillespie vem se especializando em reconstituir histórias rumorosas e reabilitar vilãs — ou pelo menos mulheres vistas com maus olhos.
Depois do filme em que Margot Robbie interpretou a patinadora Nancy Kerrigan (papel que valeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz), ele fez Cruella (2021), no qual a personagem da Disney que almejava matar 99 filhotes de dálmatas só para produzir um casaco de pele se torna anti-heroína, e assinou três episódios de Pam & Tommy (2022), minissérie sobre o célebre vazamento de um vídeo de sexo protagonizado pelo roqueiro Tommy Lee e pela atriz e modelo Pamela Anderson — que, em um ambiente e uma época mais machista e moralista, passou de queridinha de Hollywood a pária e alvo do deboche.
Em Eu, Tonya, Gillespie retrata um dos maiores escândalos do esporte olímpico. Mas trata-se de uma versão assumidamente descomprometida com o que se poderia chamar de verdade — e isso torna ainda mais fascinante o filme estrelado por Robbie, protagonista de Arlequina e as Aves de Rapina (2020) e das aventuras do Esquadrão Suicida (2016 e 2021), e premiado com o Oscar de atriz coadjuvante (Allison Janney).
A trama é baseada no caso Tonya Harding-Nancy Kerrigan. Como foi um caso bastante rumoroso, com plena cobertura da mídia e com desdobramentos na cultura pop — Tonya virou personagem de quadros em programas de humor na TV e de músicas dos rappers Lil' Kim e Lil Wayne, por exemplo —, um pouco de spoiler será permitido neste texto. Até porque o filme dialoga melhor com o espectador familiarizado com o episódio ocorrido em janeiro de 1994.
Estrela da equipe que os Estados Unidos levaria ao Jogos Olímpicos de Inverno de 1994, na Noruega, a patinadora Nancy Kerrigan, 24 anos, foi encurralada no corredor de um ginásio por um homem, que desferiu em sua perna um golpe com um cassetete retrátil. A intenção era quebrar o joelho da atleta. Nancy foi filmada caída no chão, perguntando repetidamente "por quê?" aos que a socorriam.
Não demorou para que a polícia descobrisse o envolvimento do marido de Tonya Harding, rival de Nancy no time de patinação. A dúvida era saber o tamanho da participação de Tonya, 23 anos, na agressão.
Dúvidas, especulações e desmentidos são a matéria-prima do roteiro escrito por Steven Rogers e para a edição assinada por Tatiana S. Riegel, indicada ao Oscar. Um letreiro no início do filme avisa: "Baseado em entrevistas sem ironia, totalmente contraditórias e totalmente verdadeiras". A partir daí, Craig Gillespie apresenta um falso documentário, em que alguns dos principais personagens do caso dão seus depoimentos, cada um com sua versão.
A caracterização do elenco é fantástica, como mostrarão as cenas dos créditos com as pessoas reais. Além de Tonya, vivida com gana e nuances por Margot Robbie, temos Jeff Gillooly, seu marido (interpretado por Sebastian Stan, o Soldado Invernal da Marvel), LaVona, a mãe da patinadora (Allison Janney), Diane Rawlinson, treinadora (Julianne Nicholson, da minissérie Mare of Easttown), o repórter Martin Maddox (Bobby Canavale) e Shawn, amigo de Jeff e suposto segurança da atleta (o singular Paul Walter Hauser, que depois faria um filme com alguma similaridade: O Caso Richard Jewell, de Clint Eastwood). Encarnada por Caitlin Carver, Nancy Kerrigan quase não aparece — afinal, como diz o título, esse é o filme de Tonya Harding.
Os depoimentos são intercalados por longos flashbacks, em que, por vezes, os personagens quebram a quarta parede, falando diretamente ao espectador. Embaladas por uma trilha sonora cheia de joias escolhidas a dedo (Devil Woman, de Cliff Richard, Romeo and Juliet, do Dire Straits, Goodbye Stranger, do Supertramp, Barracuda, do Heart, Gone, Daddy Gone, do Violent Femmes, Free your Mind, do En Vogue), com letras que comentam ou acentuam o que estamos vendo, essas cenas nos levam a desenvolver empatia por Tonya. Ela tem de lidar com uma mãe fria, dominadora e não raro agressiva, um marido violento e a pressão em um esporte — e em uma sociedade — em que a embalagem pode ser mais valorizada do que o conteúdo (e a patinadora foi a primeira estadunidense a conseguir fazer, durante uma competição, o difícil triplo axel, um salto com três giros).
Não quer dizer que o filme faça de Tonya Harding uma heroína, mas, pela voz de sua protagonista, joga na nossa cara que "Não existe isso de verdade. Cada um tem a sua própria verdade".