Entre os dias 2 e 20 de maio, a Sala Redenção, cinema localizado no Campus Central da UFRGS, apresenta a mostra intitulada Tramas e Tramoias. Segundo o material de divulgação, os filmes destacam "imagens que instigam a incerteza e a vontade de desvendar maquinações que movem secretamente as narrativas nas quais estamos inseridos". Toda a programação tem entrada franca, mas vale lembrar que a capacidade é para apenas 87 espectadores.
A seleção de longas-metragens é sensacional (haverá também exibição de curtas gaúchos e da diretora francesa Chloé Galibert-Laîne). Começa com a dobradinha Blow-Up: Depois Daquele Beijo (1966), do italiano Michelangelo Antonioni, e Um Tiro na Noite (1981), do estadunidense Brian De Palma, e inclui os recentes Corra! (2017), do também estadunidense Jordan Peele, e Em Trânsito (2018), do alemão Christian Petzold.
Há clássicos como A Marca da Maldade (1958), de Orson Welles, e tesouros como Maratona da Morte (1976), de John Schlesinger, e O Vingador do Futuro (1990), de Paul Verhoeven (confira abaixo sinopses, datas e horários).
Um dos destaques é Um É Pouco, Dois É Bom (1970), de Odilon Lopez (1941-2002). Trata-se do primeiro longa-metragem brasileiro realizado por um diretor negro e o primeiro filme gaúcho de temática urbana. Em uma época marcada pelas produções com o astro nativista Teixeirinha, viria a inspirar a geração de Giba Assis Brasil, Nelson Nadotti, Carlos Gerbase e Werner Schünemann.
Com a participação de Luis Fernando Verissimo no roteiro (os diálogos são de sua autoria), essa comédia sobre a classe média porto-alegrense divide-se em dois episódios. Em Com um Pouquinho de Sorte — que não será exibido pela Sala Redenção —, um casal formado por um motorista de ônibus (Carlos Carvalho) e uma comerciária (Araci Esteves) entra em crise com o nascimento do primeiro filho. No segundo, Vida Nova por Acaso, o próprio Odilon interpreta um batedor de carteiras que vive um romance impossível com uma loira da alta sociedade (Angela Grosser).
Natural de Raul Soares (MG), em 1959 Odilon veio do Rio para Porto Alegre para trabalhar como cinegrafista da TV Piratini. Em 1963, foi contratado pela TV Gaúcha (hoje RBS TV). Ganhou três prêmios de reportagem na categoria Rádio e Televisão da Associação Riograndense de Imprensa (ARI): em 1964, com imagens exclusivas da saída do presidente deposto João Goulart de Porto Alegre para o exílio no Uruguai; em 1967, com o julgamento do marxista francês Regis Debray na Bolívia e a descoberta do corpo do guerrilheiro Ernesto Che Guevara; e em 1972, ao registrar neve em Gramado. No cinema, Odilon ainda atuou em filmes de Teixeirinha e realizou os curtas Um Dia de Chuva, nos anos 1960, e Jamboree (1982). A exibição de Um É Pouco, Dois É Bom no dia 4 de maio contará com a presença da filha do diretor, a jornalista Vanessa Lopez.
A programação
As sessões, sempre gratuitas, ocorrem de segunda a sexta-feira, às 15h e às 19h. A Sala Redenção está localizada no Campus Central da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333) e tem capacidade para 87 espectadores.
Blow-Up: Depois Daquele Beijo (1966)
De Michelangelo Antonioni. Um fotógrafo de moda (David Hemmings) de Londres decide registrar imagens de um casal misterioso em um parque. Quando revela os negativos, acredita ter fotografado um assassinato. Sessões nesta segunda (2), às 15h, e no dia 13/5, às 19h
Um Tiro na Noite (1981)
De Brian de Palma. Um sonoplasta (John Travolta) grava um acidente que pode revelar uma conspiração contra um candidato a presidente. Sessões nesta segunda (2), às 19h, e no dia 16/5, às 15h
A Marca da Maldade (1958)
De Orson Welles. Ao investigar um assassinato, um chefe de polícia mexicano (Charlton Heston) em uma pequena cidade da fronteira dos Estados Unidos com o México entra em choque com um corrupto detetive estadunidense (Orson Welles) que utiliza qualquer meio para deter o poder. Com Janet Leigh e Marlene Dietrich. Sessões nesta terça (3), às 15h, e no dia 17/5, às 19h
O Homem do Rio (1964)
De Philippe de Broca. Após o desaparecimento de uma estatueta inca e o sequestro de sua noiva, um piloto (Jean-Paul Belmondo) viaja ao Rio de Janeiro atrás dos criminosos responsáveis. Sessões nesta terça (3), às 19h, e no dia 12/5, às 15h
Corra! (2017)
De Jordan Peele. Um jovem fotógrafo negro (Daniel Kaluuya) descobre um segredo sombrio quando conhece os pais aparentemente amigáveis da sua namorada. Ganhou o Oscar de melhor roteiro original. Sessões no dia 4/5, às 15h, no dia 9/5, às 15h, e no dia 20/5, às 19h
Um É Pouco, Dois É Bom (1970)
De Odilon Lopez. Será exibido apenas o segundo episódio, Vida Nova por Acaso (48min): dois ladrões recém libertos da prisão envolvem-se em peripécias malsucedidas em busca de reconhecimento por parte da sociedade gaúcha. Sessões no dia 4/5, às 19h, seguido de debate com a jornalista Vanessa Lopez, filha do diretor, e no dia 20/5, às 15h
Maratona da Morte (1976)
De John Schlesinger. Um tranquilo universitário e maratonista (Dustin Hoffman) acaba se envolvendo em uma trama mortal com um nazista fugitivo nazista (Sir Laurence Olivier, indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante). Sessões no dia 5/5, às 15h, e no dia 19/5, às 19h
Em Trânsito (2018)
De Christian Petzold. Após Paris ser invadida, um refugiado alemão foge para Marselha assumindo a identidade de um escritor falecido. Lá, conhece a esposa desse escritor. Sessões no dia 5/5, às 19h, e no dia 10/5, às 15h
Vício Inerente (2014)
De Paul Thomas Anderson. Na Califórnia, um detetive particular (Joaquin Phoenix) recebe a visita de sua ex-namorada, que pede ajuda para encontrar seu amante, um bilionário do mercado imobiliário, que desapareceu misteriosamente. Sessões no dia 6/5, às 15h, e no dia 16/5, às 19h
O Vingador do Futuro (1990)
De Paul Verhoeven. Em 2084, um operário (Arnold Schwarzenegger) recorre a um implante de memória para simular uma viagem a Marte, mas algo sai errado e ele começa a se lembrar de quem realmente é. Com Sharon Stone. Sessões no dia 6/5, às 19h, no dia 13/5, às 15h, e no dia 17/5, às 15h