
Ao escrever sobre O que Ficou para Trás, um dos melhores filmes lançados pela Netflix em 2020, fiquei num brete: como falar da engenhosidade do roteiro e da contundência (tanto no âmbito psicológico quanto no, digamos, geopolítico) no desvendar de seu mistério sem estragar a surpresa para o espectador? Preferi evitar os spoilers, que muitas vezes arruínam a experiência de assistir a um filme policial, de suspense, de terror e de outros gêneros em que o segredo pode ser a chave do sucesso.
Dito isso, já tranquilizo vocês: a lista abaixo será sequinha, com o mínimo de informações sobre cada título, a maioria deles disponível em plataformas de streaming como Amazon Prime Video, Globoplay e Netflix. O que posso dizer é que separei obras nas quais, às vezes, o final muda totalmente a história que acabamos de ver. Em outras, a solução estava na cara o tempo todo, mas o cineasta, tal qual um ilusionista, como define o diretor Christopher Nolan, é hábil em desviar nosso olhar para outra coisa. Há também revelações bombásticas e os casos em que o plot twist, a virada na trama, parece existir apenas para ser isso — não concede mais relevância ao tema abordado, não abre novas leituras, não ressignifica o filme. Mas se for bem feito, se for saboroso, está valendo.
Alguns dos filmes abaixo convidam para uma revisão, na qual podemos testar a consistência da reviravolta, identificar as pistas jogadas ou simplesmente admirar a genialidade de seus realizadores (há craques na área, como indica a repetição de nomes na lista). É o caso de (...), em que o diretor e roteirista (...) nos enganou direitinho — sei que a essa altura do campeonato a torcida do Flamengo e a do Corinthians já devem saber que o/a personagem (...) está (...), mas vamos respeitar os mais jovens.
Então, sem mais delongas, aqui estão 44 filmes com segredos de cair o queixo — para quem não quiser correr riscos de matar a própria surpresa, dado que saber da existência de uma pode criar uma expectativa repressora, esta é a última hora para abandonar o barco. Aos que permanecem a bordo, repito: na primeira relação, omiti até as sinopses. Mas depois, ao fim do texto, vocês podem encontrar os motivos para a escolha destes títulos. Aí, com todos os spoilers.
1) Psicose (1960), de Alfred Hitchcock (Netflix)
2) O Planeta dos Macacos (1968), de Franklin J. Schaffner (Telecine e Apple TV)
3) O Homem de Palha (1973), de Robin Hardy (Darkflix)
4) Chinatown (1974), de Roman Polanski (Google Play e YouTube)
5) Star Wars: O Império Contra-Ataca (1980), de Irvin Kershner
6) Acampamento Sinistro (1983), de Robert Hiltzik (Darkflix)
7) Coração Satânico (1987), de Alan Parker
8) Sem Saída (1987), de Roger Donaldson (MGM via Amazon Prime Video)
9) Traídos pelo Desejo (1992), de Neil Jordan
10) Os Suspeitos (1995), de Bryan Singer
11) Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995), de David Fincher (Netflix e Now)
12) As Duas Faces de um Crime (1996), de Gregory Hoblit (Netflix)
13) Clube da Luta (1999), de David Fincher (Amazon Prime Video)

14) O Sexto Sentido (1999), de M. Night Shyamalan (Google Play e YouTube)
15) O Suspeito da Rua Arlington (1999), de Mark Pellington (Google Play e YouTube)
16) Psicopata Americano (2000), de Mary Harron (Amazon Prime Video)
17) Amnésia (2000), de Christopher Nolan (Amazon Prime Video)
18) Corpo Fechado (2000), de M. Night Shyamalan (Apple TV, Google Play e YouTube)
19) Os Outros (2001), de Alejandro Amenábar
20) Oldboy (2003), de Park Chan-Wook

21) O Homem que Copiava (2003), de Jorge Furtado (Amazon Prime Video)
22) A Vila (2004), de M. Night Shyamalan (Google Play e YouTube)
23) Jogos Mortais (2004), de James Wan (Apple TV, Google Play e YouTube)
24) Menina de Ouro (2004), de Clint Eastwood (Google Play e YouTube)
25) O Grande Truque (2006), de Christopher Nolan (Globoplay e Now)
26) Desejo e Reparação (2007), de Joe Wright (Amazon Prime Video)
27) O Nevoeiro (2007), de Frank Darabont (Amazon Prime Video)
28) O Segredo dos seus Olhos (2009), de Juan José Campanella (Amazon Prime Video)

29) A Órfã (2009), de Jaume Collet-Serra (Google Play e YouTube)
30) Cisne Negro (2010), de Darren Aronofsky (Apple TV, Google Play e YouTube)
31) Ilha do Medo (2010), de Martin Scorsese (Netflix)
32) A Pele que Habito (2011), de Pedro Almodóvar (Apple TV)
33) Garota Exemplar (2014), de David Fincher (Netflix)
34) Boa Noite, Mamãe (2014), de Veronika Franz e Severin Fiala
35) O Convite (The Invitation, 2015), de Karyn Kusama (Netflix)
36) A Chegada (2016), de Dennis Villeneuve (Amazon Prime Video)
37) A Criada (2016), de Park Chan-Wook
38) Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017), de John Watts (Netflix)
39) Rastros de um Sequestro (2017), de Jang Hang-jun (Netflix)

40) Corra! (2017), de Jordan Peele (Apple TV, Google Play e YouTube)
41) A Casa do Medo: Incidente em Ghostland (2018), de Pascal Laugier (YouTube)
42) The Perfection (2019), de Richard Shepard (Netflix)
43) Parasita (2019), de Bong Joon-Ho (Telecine, Apple TV, Now, Google Play e YouTube)
44) O que Ficou para Trás (2020), de Remi Weekes (Netflix)
Agora, os segredos revelados
Daqui por diante, você está por conta e risco. Pare agora se não quiser conhecer os plot twists e os finais dos filmes listados. É o último aviso sobre SPOILERS!

Psicose: 60 anos atrás, Hitchcock empreendeu uma senhora reversão de expectativa ao matar, no meio do filme — e na clássica cena do chuveiro —, aquela que pensávamos ser a protagonista. Depois, o mestre do suspense assombrou o público ao mostrar que Norman Bates finge ser sua mãe, a quem matou muito tempo atrás.
O Planeta dos Macacos: o astronauta americano não está em outro planeta, mas na Terra do futuro, como revela a antológica última cena, com a Estátua da Liberdade enterrada na areia.
O Homem de Palha: nunca houve uma garota desaparecida — isso era apenas uma farsa para atrair um forasteiro (o detetive que investiga o caso) para servir de sacrifício ao Deus do Sol.
Chinatown: a turbulenta cena em que o detetive vivido por Jack Nicholson esbofeteia Faye Dunaway ficou famosa não apenas pela violência, mas pelo que a personagem diz a cada tapa: "Ela é minha irmã! Ela é minha filha! Ela é minha irmã e minha filha!".
Star Wars: O Império Contra-Ataca: "Eu sou seu pai", diz o vilão Darth Vader ao herói Luke Skywalker, mudando toda a dinâmica da saga estelar.
Acampamento Sinistro: ela era ele — a introvertida Angela, aterrorizada pela matança em um camping onde seu irmão Peter foi morto oito anos antes, na verdade é seu suposto irmão morto, criado como menina por sua tia após a morte de Angela.
Coração Satânico: o detetive Harry Angel descobre que está investigando o próprio desaparecimento — é ele mesmo o cantor Johnny Favorite. E quem o contrata é ninguém menos do que o príncipe do inferno, Louis Cypher, o Lúcifer.
Sem Saída: passamos o filme todo achando que o oficial da Marinha é um mocinho, mas no fim era ele o espião russo que estava sendo caçado.
Traídos pelo Desejo: Dil, a namorada de um soldado inglês pela qual um integrante do IRA se apaixona, revela em nu frontal que, biologicamente, nasceu homem.
Os Suspeitos: o aparentemente peixe pequeno Verbal Kint é Keyser Soze, o chefão do crime caçado pela polícia.
Seven: a misteriosa caixa de papelão que é entregue no clímax do filme é o gatilho para o assassino serial completar o plano inspirado nos sete pecados capitais.
As Duas Faces de um Crime: o coroinha não tem transtorno de múltipla personalidade, ele é do mal mesmo.

Clube da Luta: não existe Tyler Durden, ele é só um produto da dupla personalidade do protagonista — ou seja, o ator Edward Norton, de As Duas Faces de um Crime, aplicou duas vezes o mesmo truque no público!
O Sexto Sentido: o psiquiatra encarnado por Bruce Willis está morto, por isso que o menino vivido por Haley Joel Osment consegue vê-lo.
O Suspeito da Rua Arlington: o professor universitário estava correto em sua aparente paranoia — o casal de vizinhos era mesmo formado por terroristas da extrema-direita. E o pior: o protagonista passa para a história como o vilão.
Psicopata Americano: é provável que Patrick Bateman seja tão maluco, que seus assassinatos tenham sido um delírio.
Amnésia: além de um filme ser contado de trás para frente, a história que Leonard Shelby narra como de Sammy Jankis é a sua própria.
Corpo Fechado: o dono da loja de quadrinhos que ajuda David a lidar com seus superpoderes é a mente por trás de vários crimes — todo vilão precisa de um herói.
Os Outros: os verdadeiros fantasmas são Grace (Nicole Kidman) e seus filhos.
Oldboy: Mi-do é filha de Dae-su, portanto, o envolvimento amoroso e sexual é um caso de incesto.
O Homem que Copiava: o que era uma comédia romântica sobre um operador de xerox e sua paixão platônica, a vendedora de uma loja de roupas, ganha contornos de policial noir quando se descobre o plano da moça para se livrar de seu pai abusador.

A Vila: não apenas o monstro das florestas era um mito criado pelos fundadores da vila para desencorajar as pessoas a deixarem o local. A própria vila, supostamente do século 19, era uma invenção: estamos no ano de 2004.
Jogos Mortais: o assassino Jigsaw estava o tempo todo ali, se passando por morto.
Menina de Ouro: o que era uma história sobre o sonho de ascensão de uma boxeadora vira um lancinante drama sobre eutanásia depois que a protagonista tem o pescoço quebrado.
O Grande Truque: a história de rivalidade entre dois mágicos envolve um gêmeo insuspeito e clones sacrificados.
Desejo e Reparação: Robbie e Cecilia morreram na Segunda Guerra Mundial. O romance que vemos é mais uma mentira de Briony, agora uma velha escritora que vive, ora, da ficção.
O Nevoeiro: depois de matar os últimos sobreviventes, incluindo seu filho, o protagonista descobre que os militares conseguiram combater as criaturas da névoa.
O Segredo dos seus Olhos: o marido da mulher estuprada e assassinada 25 anos atrás capturou e aprisionou o culpado em uma cela na sua casa
A Órfã: Esther não é uma menina, mas uma mulher de 33 anos com uma anomalia genética que impede seu crescimento físico.
Cisne Negro: Nina não esfaqueou Lily, mas a si mesma, e morre ao atingir a apresentação perfeita.
Ilha do Medo: o policial Teddy Daniels é Andrew Laeddis, e ele está internado no hospício por causa de um crime brutal. Tudo não passa de uma encenação para tentar ajudá-lo a assumir o que fez e, assim, evitar uma lobotomia.

A Pele que Habito: a mulher em quem o cirurgião plástico testa, durante anos, uma pele sintética é, na verdade, um garoto, a quem ele submeteu a uma vaginoplastia e mantém encarcerado como vingança por ter estuprado e matado sua filha.
Garota Exemplar: sinceramente? É tanta virada, que fica difícil de explicar.
Boa Noite, Mamãe: um dos gêmeos morreu no acidente de carro. O outro, por não aceitar a morte do irmão, o imagina vivo enquanto atormenta a mãe, a quem culpa pela morte.
O Convite (The Invitation): na última cena, depois de acharmos que o pior já passou, as luzes vermelhas vistas de uma colina em Los Angeles indicam que o culto assassino havia se espalhado pela cidade.
A Chegada: os flashbacks da linguista Louise são, na verdade, premonições sobre o futuro.
A Criada: outro filme em que há muitos plot twists — não à toa, é dividido em três atos. Basta dizer que ninguém é o que parece ser.
Homem-Aranha: De Volta ao Lar: o vilão, o Abutre, é o pai da garota com quem Peter Parker vai ao baile de sua escola.
Rastros de um Sequestro: mais um filme bastante intrincado. Acho que vou ver de novo.
Corra!: neste, o twist é bem simples — todo mundo na família Armitage, inclusive a namorada do fotógrafo negro, é racista e assassino.

A Casa do Medo: Incidente em Ghostland: as irmãs Beth e Vera nunca foram salvas pela mãe, permanecem aprisionadas, agredidas e estupradas pelo ogro e pela bruxa que invadiram sua casa. O que vemos na segunda parte do filme é a fantasia onde Beth se refugiou.
The Perfection: em um punhado de vezes, o diretor aperta a tecla rewind para nos mostrar que as coisas não aconteceram do jeito que tínhamos entendido. Até o filme, que parece ser sobre obsessão e loucura, vira uma história sobre mulheres abusadas por homens.
Parasita: quando descobrimos, junto com a família farsante, que há um inquilino secreto na casa dos ricos, o grande vencedor do último Oscar aplica um golpe incisivo e inesquecível.
O que Ficou para Trás: Nyagak não era filha de Sol e Rial, mas uma menina que o sujeito separou da mãe para conseguir escapar da guerra civil no Sudão do Sul.