VITÓRIA FOLGADA PELA PRIVATIZAÇÃO
Eduardo Leite obteve uma vitória maiúscula na Assembleia. Por 40 votos a 13, foi aprovada em primeiro turno a proposta de emeda que tira da Constituição a exigência de plebiscito para privatizar CEEE, Sulgás e CRM. Depois que a emenda for aprovada em segundo turno, o governo encaminhará ao Legislativo projetos específicos pedindo autorização para vender as três estatais.
PREVIDÊNCIA SALTA PRIMEIRA BARREIRA
Depois de muito barulho da oposição, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou o projeto de reforma da Previdência. O governo teve de ceder e tirou do pacote o trecho que previa o fim da multa de 40% sobre o saldo do FGTS na rescisão de contrato de trabalhadores que se aposentam pelo INSS e seguem no emprego. A comissão especial, que vai discutir o mérito, já foi instalada.
STJ REDUZ PENA DE LULA
Com a redução da pena imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) deixou o ex-presidente Lula mais próximo do regime semiaberto. Lula pode pedir a progressão de regime a partir de setembro, se até lá não for condenado em segunda instância no processo do sítio de Atibaia.
OS ATAQUES DE ZERO DOIS A MOURÃO
Responsável pelas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro, o segundo filho, Carlos, causou problemas ao compartilhar, no perfil do pai no YouTube, um vídeo em que o guru Olavo de Carvalho atacava os militares. O presidente apagou o vídeo, divulgou nota oficial criticando o escritor, mas não conseguiu parar o filho. Carlos produziu uma sequência de ataques ao vice-presidente Hamilton Mourão e irritou não só a ala militar, como aliados políticos no Congresso.