Com cinco operações consolidadas, quatro físicas e um e-commerce, o Mercado Brasco abrirá uma nova unidade em Porto Alegre. A novidade será no Moinhos de Vento, bairro que recebeu a primeira loja da marca em 2012.
A operação será na esquina das ruas Padre Chagas e Luciana de Abreu, onde antes funcionava a Void. Para receber o novo Brasco, a casa do local, construída em 1948, já começou a ser revitalizada.
A empresa pretende resgatar a convivência entre os vizinhos da "calçada da fama" porto-alegrense e seu entorno. Quem passear pelo bairro neste fim de semana já poderá conferir o tapume no local com a mensagem "Oi, vizinhos" e um QR Code que mostra detalhes do projeto em 3D assinado pela Butiá Arquitetura.
Com 225 metros quadrados, o Mercado Brasco - Padre Chagas terá dois andares, com cerca de cem lugares para sentar, e o funcionamento será diário, das 7h30min às 23h. A previsão de abertura é na segunda quinzena de setembro, e o investimento na nova loja é de cerca de R$ 1,4 milhão.
Os sócios do Brasco, Arthur Bolacell e Gabriel Drumond, que vieram do Interior para prosperar na Capital, destacam que a nova unidade será um misto de café, padaria, gastronomia, bar e conveniência.
— Desde a concepção do Espaço Brasco, no Bom Fim, estamos ampliando o conceito da marca para entregar a "sala de estar do bairro", com lugares que favoreçam a convivência. Mais do que um mercado como negócio central, nossa essência está no "receber", ser um ponto de encontro para curtir, conhecer pessoas e aliviar a carga do cotidiano — detalha Arthur.
Com projetos pensados para cada região e valorizando fornecedores locais, o Brasco teve expansão constante nos últimos 10 anos. Por três vezes, foi o mercado que mais cresceu no Rio Grande do Sul pelo ranking da Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas).
O primeiro Mercado Brasco surgiu na Rua Florêncio Ygartua, em 2012, e o segundo chegou ao Viva Open Mall em 2015. O Bom Fim recebeu o Espaço Brasco, na Rua Vasco da Gama, em 2020 - mesmo ano que marcou o lançamento do e-commerce da marca. Já o Café Brasco abriu em 2021 no Instituto Caldeira.
Diariamente, faz cerca de 10 mil atendimentos físicos e online. Em 2022, lançou um aplicativo com programa de fidelidade e benefícios exclusivos, o Brasco+. Em 12 meses, o app alcançou mais de 27 mil inscritos.
— Nosso desejo é que a vizinhança do Mercado Brasco cresça, mantendo sempre o espírito interiorano e valorizando quem vive perto de nós — reforça Gabriel.
* Colaborou Mathias Boni