Por 20 votos a nove, a Câmara Municipal aprovou, na tarde desta quarta-feira (18), a continuidade do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática de Porto Alegre, que tem no comando o secretário Germano Bremm, titular da pasta de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).
O escritório é a estrutura responsável pela gestão, execução e monitoramento das ações, atuando de maneira transversal, garantindo a articulação entre diversos órgãos municipais, estaduais e federais. É responsável, por exemplo, pela gestão de obras para recuperar e melhorar o sistema de defesa contra cheias da Capital.
O órgão está ligado diretamente ao Gabinete do prefeito Sebastião Melo. "A complexidade das obras de infraestrutura, a finalização de projetos habitacionais e urbanísticos, bem como a adaptação climática, demandam esforços contínuos, que dependem de um planejamento integrado e da disponibilidade de recursos técnicos e financeiros", diz o Executivo.
- A cidade viveu a maior tragédia da sua história, 30% do território foi afetado, mais de 300 equipamentos públicos municipais foram destruídos e o prejuízo público foi de mais de 12 bilhões de reais. Recuperar a a cidade não é uma tarefa simples e exige um esforço gigantesco de muitas mãos . A prorrogação do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática pelos vereadores mostra o compromisso não só em recuperarmos a cidade, mas torná-la Porto mais forte e resiliente - afirmou Bremm à coluna, logo após a aprovação na Câmara.
O escritório havia sido criado a partir de projeto aprovado pela Câmara Municipal em julho em caráter temporário.