Quando mais sustentável um negócio, melhor para o mundo, e melhor para o negócio. Nesta semana, duas gigantes - uma multinacional que opera no Estado e uma indústria gaúcha-raiz - mostraram que é possível ter tamanho e ter responsabilidade.
A CMPC, que está concluindo a implantação do maior projeto de sustentabilidade do Estado, vai operar, de forma pioneira no Brasil, um semirreboque com eixo elétrico produzido pela Randoncorp, de Caxias do Sul.
O veículo, chamado de Hybrid R, é produzido pela empresa Suspensys, da Randoncorp. Foi entregue para a companhia na quarta-feira (26), em ato realizado na unidade industrial da CMPC, em Guaíba.
— É com muito orgulho que anunciamos uma importante parceria com a Randon, que nos posiciona como pioneiros no país ao operar o caminhão com eixo elétrico no transporte de madeira no Rio Grande do Sul — reforça Mauricio Harger, diretor-geral da CMPC no Brasil.
A CMPC vai usar o veículo como projeto-piloto por meio de parceria com a transportadora Expresso Nepomuceno. O objetivo é avançar na descarbonização e reduzir em até 20% o consumo de combustível nas viagens. A atuação será na rota de transporte de madeira realizada pela companhia entre Guaíba e São Gabriel.
— Estamos há quase um ano desenvolvendo esse projeto e buscando uma solução que atenda a nossas necessidades e esteja alinhada com as exigências do mercado. Dessa forma, podemos nos posicionar como vanguarda em processos sustentáveis em logística — completa Harger.
O veículo tem sistema de tração auxiliar elétrica, que permite poupar a energia utilizada, especialmente em movimentos de descida e frenagem.
— O início das operações da solução Hybrid R com a tecnologia e-Sys no mercado brasileiro é um marco para a história do transporte de cargas no Brasil. Nos últimos anos, nos empenhamos fortemente para o desenvolvimento da tecnologia, que é única no mundo. Estamos muito avançados no segmento de eletromobilidade para o transporte pesado e, com a parceria da CMPC, estamos começando a transformar o modal rodoviário brasileiro e colocá-lo no caminho da sustentabilidade — destaca Sérgio L. Carvalho, CEO da Randoncorp.
* Colaborou Mathias Boni