Por trás de árvores, morros e até uma "tapadeira" de plástico, Caxias do Sul esconde um local estratégico no Estado: o Centro Tecnológico Randon (CTR), onde rodam veículos secretos e não tão confidenciais, que testam resistência, estabilidade, capacidade de frenagem e até a de sair inteiro de uma "típica" estrada de chão brasileira.
O segundo vídeo da série Feito no RS, iniciado com uma doce produção gaúcha, é para corações fortes. A jornalista que assina esta coluna ainda sente os solavancos da passagem sobre uma das pistas que desafiam pesos pesados do transporte. E lembra que, em outra, não foi possível passar, sob pena de o veículo não sair inteiro.
Mas não é só no asfalto, nas pedras ou no chão que as montadoras submetem carros, utilitários, caminhões e ônibus a condições extremas. Sensores registram trepidação, desvios, aceleração ou desaceleração. Esses dados são levados a um sistema de computação que replica as as experiências, permitindo antever problemas futuros.
O objetivo é não só simular o que ocorre no dia a dia, mas também projetar o que pode ocorrer ao longo de sua vida útil, se possível para eliminar o recall - o momento em que chama de volta o cliente para arrumar algum defeito de fábrica. Aliás, a equipe que visitou o CTR testemunhou um desses casos: um dos carros de apoio simplesmente não deu a partida. Vai entrar no relatório que será feito ao fabricante para evitar um defeito em série.