Um cavalo-marinho é o que Isis Correa, barista há 12 anos, mais gosta de desenhar nos cafés que entrega aos clientes. Antes de se tornar barista-chefe do Café Brasco, recém-inaugurado no Instituto Caldeira, passou uma década no Grupo Press e depois alguns meses no Café Porto Farrô, estabelecimentos que, segundo ela, valorizam os grãos especiais e o desenvolvimento do barista.
Isis foi a vencedora do último Thursday Night Throwdown (TNT) Porto Alegre, competição de latte art que reúne profissionais da área sempre na última quinta-feira do mês, em diversas cidades do mundo. O objetivo é entregar o desenho mais bonito na xícara, eliminando os adversários sucessivamente até chegar ao topo do pódio.
Os desenhos, que podem ser coração, tulipa, roseta ou livre, são sorteados em uma roleta. Os critérios avaliados pelos jurados são posição do desenho - com a alça para o lado direito de quem recebe, centralização, simetria, limpeza da xícara, contraste do leite no café e, o principal, a beleza da arte. Não são avaliadas características sensoriais, como sabor e aroma. Isis venceu 13 candidatos, entregando uma tulipa perfeita no combate final.
- Nessas competições, apresentamos duas técnicas: o free pour, quando criamos o desenho derramando o leite sobre a xícara; e o grafismo, quando usamos o palito - explica Isis.
Essa está longe de ser a primeira disputa que ela participa. Além de ter ganho outros TNT’s, foi finalista do Campeonato Brasileiro de Barista em 2018, que ocorre anualmente na Semana Internacional do Café, em Minas Gerais. Por conta disso, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) a levou como uma das representantes do país para o Campeonato Mundial de Barista.
- Esse foi o ponto alto da minha carreira, pois pude conhecer meus ídolos, como Manuela Fensore, barista italiana, campeã mundial de latte art - conta.
Ela lembra da primeira vez em que participou do TNT Porto Alegre, na época realizado pelo Press Café, onde trabalhava. Transbordou a xícara. Mesmo assim, continuou competindo até ser vitoriosa.
- Treinei muito e hoje tenho ânsia por ensinar o que aprendi, por isso vim para o Brasco, onde minha missão é trabalhar pela qualidade do café especial e introduzir o latte art. Já estou levando os baristas daqui para participar de campeonatos iniciantes - conclui.
Na próxima vez em que receber um café com um coração, tulipa ou bichinho desenhado, aprecie. São anos de prática e muito talento para chegar ao resultado perfeito. Bom café!