Afinal, por que trocar o café de supermercado por um especial? Chamamos o barista Gael Martins, do Baden Cafés Especiais, para explicar o que define se a bebida é de boa qualidade. O café especial, além de possuir muito mais sabor, aroma e ter benefícios para a saúde, ajuda na cadeia sustentável de produção dos grãos.
Temos certeza que, depois de ler, o seu cafezinho do dia a dia vai ser ainda melhor!
O que é um café de qualidade?
É um café 100% arábica, isto é, cultivado em terrenos específicos e em clima ameno, rico em sabor, acidez e aroma. Para ser considerado especial, precisa receber uma classificação de 80 pontos ou mais, em uma escala de 0 a 100, na tabela da Specialty Coffee Association. Além disso, tem que ter rastreamento, origem, produtor, processo de colheita e pós-colheita. Tudo isso impacta no resultado final da bebida, destacando suas notas sensoriais.
O café tradicional não tem rastreamento de qualidade, o que impossibilita o conhecimento do consumidor final acerca da origem do que está comprando.
Por que o sabor dos cafés especiais é tão diferente?
O cuidado nos processos de plantio, colheita, pós-colheita e torra beneficia o grão, resultando em qualidade e doçura maiores e melhores corpo e aroma. Isso permite, inclusive, perceber notas frutadas, florais ou picantes.
O café tradicional contém imperfeições, como grãos verdes, brocados e impurezas. Devido a essas características e a grande demanda do mercado, ele é torrado de forma mais escura, na tentativa de mascarar tais imperfeições, o que também oculta suas notas sensoriais e traz mais amargor.
Por que a coloração dos especiais não é tão escura quanto a dos comuns?
O especial é torrado em pequenas quantidades e com variados perfis de torra. Uma torra mais clara valoriza as notas sensoriais de cada grão, possibilitando que o consumidor final perceba determinados aromas e sabores.
Como melhorar a experiência de passar um café em casa?
Primeiramente, dar preferência à microtorrefações e cafeterias que valorizam o café especial, como a Baden Torrefação, a William & Sons Coffee e a Origem Coffee. Elas dão valor ao produtor, origem e perfis de torra.
Também é indicado usar água filtrada e sempre escaldar o filtro com água quente antes de usar. E, dentro do possível, moer o grão em casa.