Elas estão quase fazendo parte do passado. Mas Porto Alegre ainda precisa conviver com as obras da Copa de 2014.
Um dos dois últimos capítulos envolve a ampliação da Avenida Severo Dullius, no bairro Sarandi. A via está sendo ampliada em 1,9 quilômetro. Quando a obra estiver pronta, o trecho será uma alternativa para se deslocar entre a BR-116/freeway e a Avenida Sertório sem precisar passar pela frente do aeroporto Salgado Filho.
Em julho, a obra apresentava 87% de conclusão. Em outubro avançou para 89%. A pavimentação de 1,9 quilômetro está praticamente pronta.
- Ainda faltam pequenos detalhes e mais uma pequena camada de asfalto - destaca o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), André Flores.
Nas duas extremidades da ampliação duas pontes estão sendo construídas. A que fica mais perto da Rua Dona Alzira está praticamente concluída.
A mais atrasada é a sobre o Arroio Areia, que irá ligar os dois trechos da Severo Dullius. Na previsão atual, a construção será finalizada em março de 2023. O prazo anterior divulgado pela Smoi era dezembro.
A pressa por usar o trecho é tamanha que os motoristas já estão usando a via, mesmo com acessos improvisados e arriscados. Durante a manhã de quinta-feira (20) vários carros foram flagrados por GZH fazendo o caminho que ainda não é permitido.
Os veículos passam em meio às barreiras de concreto posicionadas sobre a via e fazem uma espécie de rally para conseguir vencer o desafio.
Além disso, o lixo descartado irregularmente é uma realidade difícil de se livrar. A caliça chega a formar uma espécie de dique às margens da avenida.
Com frequência, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) precisa realizar ações de limpeza na região. Mensalmente são retiradas cerca de 120 toneladas de resíduos da área. A próxima operação ocorrerá na manhã de domingo (23).
A obra é de responsabilidade da construtora Procon. O investimento na construção é de R$ 77,9 milhões. Já o projeto e a implantação da iluminação pública serão executados pela empresa Ipsul.
Histórico de problemas
O contrato da obra foi assinado em novembro de 2012, mas a ordem de início só foi dada em junho de 2013. Porém, assim como os contratos relacionados às melhorias de infraestrutura previstas para a Copa de 2014, a construção enfrentou muitos problemas.
Desde que foi iniciada, a ampliação já esteve cinco anos e três meses parada, de forma intercalada. Tanto é que a prefeitura quase perdeu o financiamento deste projeto. Em fevereiro de 2020, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) anunciou que estava cancelando o contrato. Em julho do mesmo ano, a prefeitura se comprometeu a retomar os trabalhos, o que ocorreu em agosto. Em outubro, o MDR garantiu a continuidade dos repasses do financiamento.