Uma das obras da Copa previstas para serem concluídas em 2021, a ampliação da Avenida Severo Dullius teve seu prazo revisto. Pela projeção anterior, as melhorias na via da Zona Norte de Porto Alegre deveriam estar prontas até agosto.
Agora, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) informa que a data foi postergada para 2022. O mês, porém, está em aberto.
O motivo é o descompasso entre duas partes da obra de 1,9 quilômetro. A mais avançada conta com 1,5 quilômetro de pavimentação.
Mas dois trechos vão demorar para serem concluídos. E o tempo de aguardo seria maior. Porém, a prefeitura contou com o apoio da Fraport.
A administradora do aeroporto Salgado Filho executou dois projetos. Um deles é o que se refere à ligação da Severo Dullius com a Rua Dona Alzira. A execução deste trecho tem previsão de início para abril e prazo de 6 a 8 meses para conclusão.
"Compreende a execução dos 38 metros faltantes, muro de contenção na casa de bombas, execução do canal complementar na Dona Alzira, desvio do canal Passo da Mangueira e pontilhão sobre o desvio do canal", informa a Smoi.
Já a obra na ponte sobre o Arroio Areia teve o projeto entregue e aprovado. O prazo de obra é de 8 meses a contar da aprovação de um novo aditivo. Não há informação, porém, de quando esse serviço começará.
Outra notícia ruim é que essas duas obras vão ocasionar um aumento aproximado de R$ 10 milhões. O valor anterior da construção girava em R$ 73 milhões. Até fevereiro, 59% da obra foi concluída.
Por outro lado, vai ser possível economizar R$ 3,9 milhões na obra. A instalação da iluminação na avenida seria de responsabilidade da prefeitura.
Mas, a partir de uma negociação que envolveu a Smoi e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, o projeto e a obra de instalação serão executados pela IP Sul, concessionária responsável pela PPP de Iluminação Pública da Capital.
A obra prevista para a Copa de 2014 foi retomada em setembro de 2020 após nove meses de abandono. Neste período, 2,5 mil toneladas de lixo foram descartadas irregularmente no local. O montante é maior do que um dia inteiro de recolhimento de lixo em Porto Alegre.
A ampliação de 1,9 quilômetro da avenida é de responsabilidade da construtora Procon. Quando pronta, o trecho será uma alternativa para se deslocar entre a BR-116 e a Avenida Assis Brasil sem precisar passar pela frente do aeroporto Salgado Filho, por exemplo.
Histórico de problema
O contrato da obra foi assinado em novembro de 2012, mas a ordem de início só foi dada em junho de 2013. A prefeitura teve que readequar o traçado em virtude de restrições ambientais, pois a via passaria sobre um aterro sanitário. A autorização para início dos trabalhos só ocorreu em setembro de 2015.
A primeira paralisação dos serviços ocorreu em fevereiro de 2017 por falta de pagamento. A ordem de reinício da construção foi dada em junho de 2019. Cinco meses depois, a obra foi novamente suspensa por falta de projetos e de pagamentos.
Em fevereiro de 2020, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) anunciou que estava cancelando o financiamento para a obra. Em julho, a prefeitura se comprometeu a retomar os trabalhos, o que ocorreu em agosto. Em outubro, o MDR garantiu a continuidade dos repasses do financiamento.