O Aeroclube de Eldorado do Sul vai receber R$ 500 milhões em investimentos pelos próximos 30 anos. O recurso será aplicado por um consórcio de empresas gaúchas.
As obras foram divididas em etapas. Na primeira fase, em 2025, ocorrerá a pavimentação da pista. Atualmente, ela é de saibro e tem 1,6 mil metros de extensão e 30 metros de largura. Com essa ação, já será possível viabilizar o pouso de jatos.
A pista também receberá sinalização noturna. Será viabilizada a construção de 6 mil m2 de hangares e posto de abastecimento de combustíveis. O investimento inicial chega a R$ 35 milhões.
Futuramente, a ideia é ampliar a pista para 1.850 metros de extensão e 45 metros de largura. A área de galpões deverá ter 120 mil m2 e 27 mil m2 de hangares.
- A ideia é deixar aquele espaço regular para a aviação executiva e, potencialmente no futuro, para a aviação de cargas que não são os objetivos do Salgado Filho - destaca o diretor-presidente da RGS Engenharia, Rafael Sacchi, uma das empresas a fazer parte do projeto.
O consórcio é integrado também pela construtora Pelotense, Ribas Splettstosser Arquitetura, IG Consultoria, Carvalho Netto Consultoria Empresarial e Fernando Manuel de Oliveira Estratégia e Desenvolvimento de Negócios. A escola de aviação será mantida.
Há previsão de construção de um hotel com 120 habitações no local. Também é esperada a construção de um shopping center com 4 mil m2, incluindo um museu temático de aviação e rodoviário. A expectativa dos empresários é que seja possível gerar de mil a 1,5 mil empregos diretos na operação e mais 6 mil indiretos na fase de obras.
- A gente tem uma necessidade de ampliação desse setor. Hoje, a aviação executiva é muito restrita a alguns aeroportos. Então, a gente vai ter que aumentar a capacidade instalada e vai ter um hub estratégico na saída para a BR-290 e BR-116 e, futuramente, para a BR-386, quando aprovarem a nova ponte entre Triunfo e São Jerônimo - avalia Sacchi.
Uma solenidade foi realizada nesta quarta-feira (18) no aeroclube. O vice-governador Gabriel Souza e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, participam da solenidade.