A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) vai ganhar um novo conselheiro nos próximos dias. O advogado e sociólogo Lucas Salomón Silva Fuhr foi nomeado para compor o conselho superior do órgão.
A publicação consta no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (17). O nome dele foi indicado pelo governo gaúcho para ser o representante dos consumidores.
Fuhr já foi diretor do Procon do Rio Grande do Sul, secretário-adjunto de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e Ouvidor-Geral do Estado. Também foi candidato a deputado estadual pelo PSDB em 2022.
Durante reunião da Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização da Assembleia Legislativa, realizada em outubro, o novo conselheiro considerou que a principal missão da agência é fiscalizar para garantir serviços essenciais com qualidade e eficiência.
A última vez que os consumidores estiveram representados no conselho superior foi em abril de 2020. A advogada Maria Elizabeth Rosa Pereira ocupava a vaga. Mas ela foi assassinada pelo seu ex-companheiro.
Com a posse de Fuhr, a Agergs volta a ter cinco conselheiros. Algir Lorenzon, Alexandre Alves Porsse e Marcelo Spilki, indicados pelo governo do Estado; e Luciana Luso de Carvalho, indicada pelos servidores da Agergs, são os quatro atuais representantes.
Duas cadeiras estão vagas. Uma delas é a que representa as empresas de ônibus, que até este ano era ocupada por Paulo Roberto Petersen. A outra nunca foi preenchida. Ela precisa vir da indicação dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).