Paradas durante o período de festas de fim de ano, as obras do Quadrilátero Central vão demorar mais tempo para ficarem prontas. Prevista para ser finalizada em fevereiro de 2025, agora, a revitalização só será encerrada em maio.
Mas o secretário municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) garante que, até o final de março, o serviço nas ruas do Centro Histórico estará concluído. Segundo André Flores, os dois meses restantes do contrato servirão para realizar pequenos ajustes na construção.
— Todos os serviços serão encerrados até maio, mas, no final de março, não haverá mais ninguém trabalhando na obra - garante Flores.
Dez trechos de ruas e avenidas do centro de Porto Alegre passaram por recuperação. Eles ainda recebem reparos.
Também falta concluir a instalação da iluminação pública da Rua dos Andradas, a aplicação do piso podotátil na Avenida Borges de Medeiros e Rua dos Andradas, além da colocação do mobiliário como bancos para sentar, floreiras e lixeiras. Câmeras de monitoramento ainda serão instaladas.
A obra, que começou custando R$ 16 milhões, já está orçada em R$ 24,6 milhões. Os trabalhos, de competência do consórcio formado pelas empresas RGS, AGR e Elmo, foram iniciados em junho de 2022 e deveriam ter sido finalizados em dezembro do ano seguinte.
O primeiro adiamento levou o término da revitalização para fevereiro de 2024. A segunda prorrogação jogou a finalização para 12 meses depois. Agora, a previsão mais atualizada indica o término em maio do ano que vem.