Jocimar Farina

Jocimar Farina

Jornalista formado pela Unisinos e pós-graduado em Especialização em Ciências Penais pela PUCRS. Apresentador e repórter da Rádio Gaúcha, além de comentarista da RBS TV, acompanha o andamento, ou não, dos principais projetos e obras de mobilidade do Rio Grande do Sul.

Investimento
Notícia

Fechado há um ano, ginásio Tesourinha não reabrirá antes de 2026

Primeira etapa da reforma está em andamento e a segunda parte vai começar

Jocimar Farina

Enviar email
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Reforma no ginásio começou em setembro de 2023.

A segunda etapa das obras do ginásio Tesourinha vai começar. A prefeitura de Porto Alegre assinou contrato com a F&F Engenharia e Construção. 

A empresa irá realizar reforma nas arquibancadas do anel esquerdo inferior e da parte superior. Também irá recuperar instalações elétricas e hidrossanitárias, criar rampas de acessibilidade, promover a instalação de um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios, construir um sistema de reuso de água da chuva e revitalizar a pintura externa do imóvel.

Os trabalhos serão realizados ao longo de um ano. Pelos trabalhos, a empresa receberá R$ 3,81 milhões. O ginásio está fechado há 13 meses.

Primeira etapa 

A primeira etapa da reforma começou em setembro de 2023 e deveria ter ficado pronta em maio do ano passado. Porém, o prazo foi alterado para março de 2025.

Estão ocorrendo a reforma da subestação de energia, a reconstrução da arquibancada inferior direita, sala de ginástica, clínica de fisioterapia e área administrativa, além de banheiros e vestiários. 

Dois eventos meteorológicos atrapalharam o andamento dos trabalhos. Um temporal em janeiro destelhou parte da cobertura do ginásio. A enchente de maio alagou o local em 60cm.

História

O nome do ginásio homenageia Osmar Fortes Barcellos, o Tesourinha, que se destacou no Inter na época do famoso Rolo Compressor dos anos 1940. No começo da década seguinte, o jogador foi contratado do Vasco pelo Grêmio como um símbolo para acabar com o racismo no clube. 

O Tricolor já havia tido atletas negros antes, mas sua presença seria o marco definitivo. Tesourinha chegou a ser campeão da Copa América de 1949 com a Seleção Brasileira, mas ficou fora da Copa do Mundo de 1950 em função de uma lesão no joelho. Ele morreu em 1979.

Competições

A decisão do Campeonato Nacional de Basquete de 1994 foi disputada no Tesourinha. Na ocasião, o Corinthians, de Santa Cruz do Sul, venceu o Franca (SP) por 99 a 92. O técnico Ary Vidal comandava os gaúchos no título brasileiro.

Além disso, o ginásio inaugurado em 1991 já abrigou festas e escolhas de rainhas do Carnaval, foi ponto de vacinação contra a Covid-19, para a arrecadação de roupas e alimentos durante o inverno e serviu de abrigo para pessoas em situação de rua em dias de frio. No ano que vem, o ginásio completará 35 anos de existência.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Sem Filtro

19:00 - 20:00