A Bolsa de Valores de Nova York fechou em baixa nesta quarta-feira (26) em meio à incerteza sobre as novas tarifas dispostas pelo presidente americano Donald Trump.
O índice Dow Jones Industrial caiu 0,31%, aos 42.454,79 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq baixou 2,04% (17.899,01) e o ampliado S&P 500, 1,12%, para 5.712,20 unidades.
Trump anunciou nesta quarta, após o término do pregão em Wall Street, tarifas de 25% sobre todos os automóveis e caminhonetes que não forem fabricados nos Estados Unidos.
"O que vamos implementar é uma tarifa de 25% sobre todos os automóveis que não forem fabricados nos Estados Unidos", afirmou Trump na Casa Branca.
"Wall Street está em baixa [...] e isso se deve à preocupação contínua pelas tarifas e seu impacto na economia" dos Estados Unidos, declarou à AFP Peter Cardillo, da Spartan Capital Securities.
Wall Street estagnou-se depois que a Casa Branca indicou, no início da tarde, que Trump anunciaria as novas tarifas ao setor automotivo em uma coletiva de imprensa.
O anúncio da Casa Branca provocou uma queda imediata nas ações do setor. As grandes montadoras já haviam sido afetadas pelas tarifas de 25% impostas pelo governo Trump ao alumínio e ao aço, vigentes desde meados de março.
Nesse sentido, os papéis da General Motors (GM) caíram 3,12%, da fabricante de veículos elétricos Tesla recuaram 5,58% e da multinacional Stellantis, 3,55%. A Ford foi a única gigante do setor a fechar em leve alta, de 0,10%.
* AFP