A Fraport ganhou mais tempo para poder concluir as obras de ampliação de pista do aeroporto Salgado Filho. O prolongamento do prazo foi confirmado pela empresa para a coluna.
Contratualmente, os trabalhos deveriam ser finalizados em dezembro de 2021. Agora, os trabalhos foram adiados para agosto de 2022.
A justificativa para o adiamento anunciado foi a pandemia. Segundo a administradora do terminal de Porto Alegre, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) comunicou a decisão em outubro do ano passado. Porém, até duas semanas, a assessoria da Fraport ainda informava que a obra deveria terminar em no máximo dez meses.
Mesmo com toda a dificuldade enfrentada pela prefeitura de Porto Alegre em transferir as famílias que ainda moram na região da ampliação da pista, a Fraport nunca confirmou que atrasaria a entrega da obra. Sempre destacou que a demora estava atrapalhando os planos.
Um dos grandes temores da Fraport é perder o dinheiro do financiamento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) destinado para a obra, que está liberado até dezembro de 2021. Questionada sobre este prazo, a empresa informou que, "se necessário", irá renegociar com o BNDES.
Atualmente, as obras da ampliação da pista estão 97,6% concluídas. Em janeiro teve prosseguimento a instalação das luminárias. Faltam ainda a instalação de equipamentos de navegação e a conclusão da "sinalização horizontal”.
A Fraport aguarda a liberação da área da Vila Nazaré para poder executar as obras da área de segurança de final de pista e instalação de equipamentos de auxílio à navegação aérea.
Porém, a Secretaria Municipal de Habitação não sabe dizer quando toda a área será desocupada. Há ainda 98 famílias que precisam ser transferidas. Destas, 32 mudanças estão sendo agendadas. Restam ainda 66 casos, que serão resolvidos apenas com a mediação da Justiça Federal.
- Temos um volume de famílias prontas a sair do sítio aeroportuário. Só conseguimos marcar as mudanças depois que estão com água e luz ligadas. E a luz, por vezes, é o problema. Alguns tem débitos anteriores com a CEEE. A CEEE, por sinal, tem nos auxiliado nas soluções. A bandeira preta nesta semana fez com que as audiências de conciliação que estavam marcadas fossem suspensas. Estamos tentando convencer a juíza a realizar as audiências de forma virtual - destaca o secretário André Machado.
Em janeiro, o vice-prefeito Ricardo Gomes chegou a dizer que a área do aeroporto deveria estar liberada até o próximo domingo, dia 28, prazo que não será confirmado. Agora, a prefeitura mudou de estratégia.
- Não vamos trabalhar com prazo. Vamos trabalhar com um prazo que já venceu. Vamos depender também das decisões que saíram do judiciário. O que buscamos fazer até agora, e seguimos fazendo, é o convencimento dos resistentes.
A ampliação da pista é a última obrigação contratual referente à obras que a Fraport tem com a Anac. Vencedora do leilão realizado em março de 2017, a empresa deverá operar na Capital até 2043, com possibilidade de prorrogação de contrato por mais cinco.
Ao todo, a pista terá 3,2 quilômetros, o que irá favorecer mais rotas internacionais a partir de Porto Alegre. O desembarque de aviões de carga maiores permitirá ampliar o transporte de mercadorias.