Oito meses depois, a prefeitura de Porto Alegre conseguiu reverter decisão do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e manter o financiamento de uma das obras da Copa de 2014. Desta forma, a ampliação da Avenida Severo Dullius, na Zona Norte, continuará recebendo financiamento federal para a sua conclusão.
Em fevereiro, a União informou que os recursos estavam sendo cancelados. O motivo era o grande tempo que a obra ficou estagnada. Em julho, a prefeitura se comprometeu a retomá-la, o que acabou ocorrendo em agosto. A continuidade do repasse foi confirmada à coluna.
"Em relação à obra de ampliação da Avenida Severo Dullius, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informa que o prazo foi cumprido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre. De acordo com informações da CAIXA, a obra foi retomada e está em plena execução", informou a assessoria da pasta.
Além de ver perdido o recurso para o término da ampliação da avenida, a prefeitura teria que devolver a verba já utilizada. Dos R$ 72,91 milhões previstos para a obra, já foram usados aproximadamente R$ 40 milhões.
A obra está recebendo serviços de terraplenagem e execução de base de brita. Nos próximos dias, devem começar os trabalhos de colocação de meio-fio e finalização da rotatória de encontro da Severo Dullius com Rua Dona Alzira. A obra está 58% concluída e a entrega deve ocorrer em agosto de 2021.
- Manteremos daqui pra frente, até a entrega final, o mesmo empenho do trabalho da retomada que fez a Caixa e o Ministério perceberem o nosso compromisso com a execução desta importante obra para a cidade - informou o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim), Marcelo Gazen.
A ampliação de 1,9 quilômetro da avenida é de responsabilidade da construtora Procon. Quando pronta, o trecho será uma alternativa para se deslocar entre a BR-116 e a Avenida Assis Brasil sem precisar passar pela frente do aeroporto Salgado Filho, por exemplo.
Histórico de problema
O contrato foi assinado em novembro de 2012, mas a ordem de início só foi dada em junho de 2013. Essa era uma das obras previstas para a Copa de 2014.
A prefeitura teve que readequar o traçado em virtude de restrições ambientais, pois a via passaria sobre um aterro sanitário. A autorização para início dos trabalhos só ocorreram em setembro de 2015.
A primeira paralisação dos serviços ocorreu em fevereiro de 2017 por falta de pagamento. A ordem de reinício da construção foi dada em junho de 2019. Cinco meses depois, a obra foi novamente suspensa por falta de projetos e de pagamentos.
Em fevereiro de 2020, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) anunciou que estava cancelando o financiamento para a obra. Em julho, a prefeitura se comprometeu a retomar os trabalhos, o que ocorreu em agosto. Em outubro, o MDR garantiu a continuidade dos repasses do financiamento.
Bode na sala
Uma parábola diz que, quando há um problema, você deve colocar um bode na sala. Depois dele causar mais transtornos, ele precisa ser retirado, o que irá lhe dar a impressão que você resolveu os problemas. Neste caso, da ampliação da Avenida Severo Dullius, a prefeitura solucionou a situação que não deveria ter sido criada se a obra ocorresse dentro do prazo.