Mais uma temporada de verão se inicia e os congestionamentos no entorno das praças de pedágio da freeway se formam. Com a boa experiência do free flow no Rio Grande do Sul, usuários perguntam quando a rodovia que liga a Região Metropolitana ao Litoral Norte ganhará essa comodidade.
O investimento não depende apenas da CCR ViaSul. Primeiro, é aguardado que a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) publique um regramento específico para os contratos de concessões em vigor, onde não há previsão de free flow.
Quando as novas regras forem publicadas, a CCR ViaSul irá fazer suas avaliações. Se o órgão regulador exigir um prazo para instalação dos equipamentos, a concessionária informa que seguirá a determinação.
Por enquanto, não há prazo para implementação da tecnologia na freeway, BR-101 e BR-386. Como não há previsão deste tipo de investimento, será necessário definir se a empresa será ressarcida pela instalação dos pórticos e como esse pagamento ocorrerá.
A cobrança do pedágio com uso de câmeras em pórticos instalados na rodovia permite que os veículos não precisem mais parar para pagar a tarifa. A novidade foi implementada em dezembro de 2023 na RS-122, em Antônio Prado, pela concessionária Caminhos da Serra Gaúcha, e ampliada para a RS-240 e a RS-446.
A pioneira no Brasil dessa nova forma de cobrança é o grupo CCR. Em março do mesmo ano, a concessionária iniciou um período de testes na Rio-Santos (BR-101).