Prevista para a Copa de 2014, a obra de ampliação da avenida Severo Dullius, na zona norte de Porto Alegre atingiu 87% de execução. Para a finalização dos trabalhos, nesta sexta-feira (29), foi bloqueada a pista Oeste/Leste, entre as ruas Bernardino Bernardi e Lenea Gaelzer — ela ficará restrita para o acesso aos estabelecimentos existentes neste trecho (confira o mapa). Será proibido estacionar em ambos os lados da via. A pista Leste/Oeste da Severo Dullius poderá ser acessada pela avenida das Indústrias.
Com a conclusão desta etapa, restará a readequação das pontes sobre o Arroio Areia e a sinalização. A nova previsão de término dos trabalhos é novembro e, de entrega, dezembro, segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.
Com dois quilômetros de extensão, o prolongamento da via desde a região do aeroporto Salgado Filho até a Avenida Sertório conta com investimento total de R$ 77,9 milhões. O projeto e a implantação da iluminação pública serão executados pela Ipsul, através da PPP da Iluminação Pública, gerando economia de R$ 3,9 milhões ao valor da obra.
O contrato da obra foi assinado em novembro de 2012, mas a ordem de início só foi dada em junho de 2013. Como recapitulou o colunista Jocimar Farina, a prefeitura teve que readequar o traçado em virtude de restrições ambientais, pois a via passaria sobre um aterro sanitário. A autorização para início dos trabalhos só ocorreu então em setembro de 2015.
A primeira paralisação dos serviços ocorreu em fevereiro de 2017 por falta de pagamento. A ordem de reinício da construção foi dada em junho de 2019. Cinco meses depois, a obra foi novamente suspensa por falta de projetos e de pagamentos.
Em fevereiro de 2020, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) anunciou que estava cancelando o financiamento para a obra. Em julho, a prefeitura se comprometeu a retomar os trabalhos, o que ocorreu em agosto. Em outubro, o MDR garantiu a continuidade dos repasses do financiamento.