A retomada da ampliação da Avenida Severo Dullius, na zona norte de Porto Alegre, completou um ano em setembro. Neste período, foi possível avançar quase 20% em direção à conclusão. A obra passou de 57,5% para 75%.
E, pelo cronograma divulgado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), os trabalhos serão concluídos em abril de 2022, daqui a seis meses. A obra envolve a extensão da via em mais 1,9 quilômetro.
Recentemente, a construção precisou ser reajustada em R$ 4,88 milhões para a realização de construção do desvio provisório do canal de esgoto do Arroio Passo da Mangueira. Concluída essa etapa, será possível trabalhar no desvio definitivo da rede.
- O avanço físico da obra é visível e é fruto do intenso trabalho de alinhamento do corpo técnico de servidores da Prefeitura. O desvio do canal, por exemplo, não estava previsto no contrato da obra, e foi incluído após os esforços dos servidores para o encaminhamento do aditivo 9, já publicado -, afirma o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro.
Depois disso será possível pavimentar os 38 metros que faltam entre a avenida e a rua Dona Alzira. Atualmente, a obra como um todo está custando R$ 77,9 milhões.
- Já estamos trabalhando na aprovação do último aditivo, que é a finalização dos serviços. Nele, será executada a ligação entre os trechos já concluídos e os novos, em execução -, conclui.
Histórico de problemas
O contrato da obra foi assinado em novembro de 2012, mas a ordem de início só foi dada em junho de 2013. Porém, assim como os contratos relacionados às melhorias de infraestrutura previstas para a Copa de 2014, a construção enfrentou muitos problemas.
De forma intercalada, a ampliação já esteve cinco anos e três meses sem obras. Ainda é bem mais do que o período em construção: 2 ano e 10 meses.
A ampliação da avenida é de responsabilidade da construtora Procon. Quando pronto, o trecho será uma alternativa para se deslocar entre a BR-116 e a Avenida Assis Brasil sem precisar passar pela frente do aeroporto Salgado Filho, por exemplo.