A conta da estiagem do verão passado continua chegando para o Rio Grande do Sul. Com volume menor colhido – e, portanto, disponível –, o Estado registra recuo nas exportações do agronegócio. Os US$ 8,04 bilhões de receita obtidos entre janeiro e setembro são o menor valor para o período desde 2010, aponta levantamento do Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria de Planejamento.
Um dos principais produtos da pauta e um dos mais afetados pelo tempo, a soja teve, nesse intervalo, crescimento de 3,8% em volume e de 2,8% em faturamento considerando todo o complexo (grão, farelo e óleo). O avanço mesmo em ano de queda na produção não é fruto de um milagre no resultado. Encontra explicação na base de comparação, no estoque e no que foi produzido neste ano, explica o economista do DEE Sérgio Leusin Júnior.
– Houve uma concentração das vendas nesses três trimestres – acrescenta Leusin Júnior.
Com valores vitaminados em reais pela variação cambial e pelos prêmios pagos, quem tinha soja, vendeu.
Tanto que o terceiro trimestre já mostra um arrefecimento dos embarques. Volume e faturamento encolheram 17,5% entre julho e setembro, sendo uma das maiores baixas.
– A queda ocorreu por falta de disponibilidade de produto. Até setembro, foi exportado 90,7% da safra da safra do Rio Grande do Sul – explica o economista.
É por isso que, daqui para frente, a tendência é de queda, com projeção de 10% de recuo no acumulado do ano. O sinal de alerta acende porque além da indisponibilidade do produto, a falta de chuva neste momento também poderá comprometer a nova safra.
Além da soja, fumo e produtos florestais completam a lista dos itens que registraram as maiores quedas no terceiro trimestre.
Presidente do SindiTabaco, Iro Schünke observa que, de fato, no geral, a quantidade embarcada está menor. Em meio à pandemia, houve dificuldades em relação aos navios e a postergação do início dos embarques para a China. Já o recuo na receita reflete preço médio de exportação em dólar inferior ao de anos anteriores e qualidade do produto, também afetada pela estiagem do verão passado.