Muitas receitas e dicas online indicam que o consumo de água com limão traz uma série de benefícios para a saúde. De fato, o hábito pode ajudar em diversas funções do organismo, mas, em outras, nem tanto. O limão, por si só, atua como um ótimo antioxidante para o corpo e, quando atrelado à água, o número de vantagens só aumenta. Mas é preciso sempre ter em mente que não existem receitas mágicas quando o assunto é saúde e bem-estar.
De acordo com a nutricionista do Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies) da Universidade Feevale Sumaia Fey, a água com limão pode ser considerada uma bebida diurética que facilita a produção de urina, ajudando na limpeza do organismo e na digestão. Além disso, o consumo de água com limão também pode ajudar a diminuir os riscos de doenças degenerativas, por causa dos antioxidantes, e no sistema imunológico, combatendo gripes e resfriados.
O hábito também pode ajudar no controle de pressão arterial em função do potássio, presente na composição do limão. Já a vitamina C, principal nutriente da fruta, faz com que a absorção do ferro, encontrado em alimentos como feijão, carne ou vegetais verde-escuros, aumente em até quatro vezes, prevenindo anemias.
Ainda segundo a nutricionista, a água com limão contribui para o melhor funcionamento da flora intestinal, além de atuar de maneira positiva no aspecto da pele. A vitamina C favorece a produção de colágeno, que é a principal proteína de manutenção da pele. No entanto, a maior promessa da receita é a de que a água com limão emagrece. Consequentemente, ela é a mais controversa também.
Será que água com limão emagrece?
Ao contrário do que muitos pensam, é mito que água com limão emagrece. O consumo isolado da bebida não ajuda no emagrecimento propriamente dito. Na verdade, ele auxilia num melhor funcionamento do organismo e, desse modo, favorece a perda de peso, mas apenas se atrelado com outras ações.
— Não existe nada que você irá consumir que vai te ajudar a emagrecer. O que acontece é um conjunto de fatores que ajudam nesse processo. Não existe nada comprovado que o limão associado à água ajuda na perda de peso — complementa Sumaia.
A única maneira de alcançar o objetivo da perda de peso é desenvolver diferentes hábitos saudáveis concomitantemente. Quando a água com limão é incluída em uma rotina de déficit calórico e prática de exercícios físicos, aí ela passa a ser uma boa estratégia, já que ajuda na sensação de saciedade do corpo.
Porém, quem está pensando em adotar a prática deve saber que é preciso ter alguns cuidados na hora de ingerir alimentos ácidos. É comum que a água com limão seja consumida durante a manhã ainda em jejum, mas algumas pessoas devem evitar este modelo.
— Tomar água com limão em jejum pode causar lesões na parede do estômago de pessoas que já têm casos de azia, gastrite ou úlceras. Por isso, é preciso avaliar a condição de saúde de cada um. Se já existem essas condições, o indicado é beber apenas depois das refeições — explica Sumaia.
Em relação ao melhor jeito de tomar água com limão, há quem prefira entre água saborizada com limão ou uma limonada. Cada formato tem potenciais distintos, conforme a nutricionista. A água saborizada, que é quando utilizamos apenas rodelas da fruta mergulhadas, utiliza mais a essência do limão e funciona melhor como uma estratégia para consumir mais líquido ao longo do dia. Já o suco do limão espremido traz uma concentração maior de vitaminas.
O limão taiti é o mais rico nutricionalmente e concentra mais vitamina C e antioxidantes. Para quem busca um gosto mais suave de limão sem abrir mão dos benefícios, o siciliano é o mais recomendado.
Como dica para potencializar os benefícios da água com limão, a nutricionista orienta adicionar um pouco de cúrcuma e própolis ao líquido água. Sumaia reforça, no entanto, que a ingestão de água com limão só terá qualquer eficácia se atrelada com práticas e alimentação saudáveis, pois sozinha ela não tem poder algum. Além disso, por maior que seja a quantidade de liquido ingerido durante o dia, a necessidade de tomar água pura não diminui.
— A água não é substituída por nenhum outro tipo de líquido, ela é sagrada. Por isso a gente sempre orienta que você pode tomar água com limão, ou até sucos e chás, mas precisa manter a ingestão hídrica batendo os 35ml de água por quilo durante o dia. O restante é um adicional — orienta a nutricionista.