Entre os itens mais populares do skincare estão os cosméticos à base de vitamina C. Poderosa aliada da beleza facial, ajuda a melhorar o aspecto de manchas, uniformiza o tom e deixa a pele mais viçosa.
O combate ao envelhecimento também é um dos benefícios da vitamina C. Isso porque ela estimula a formação de colágeno, conferindo mais firmeza e suavizando rugas e linhas de expressão.
Segundo a médica dermatologista Mariele Bevilaqua, que atua em Porto Alegre e Canoas, são estes benefícios que fazem da vitamina C uma aliada da beleza.
— Chamada também de ácido ascórbico, a vitamina C não é produzida pelo nosso organismo e sim adquirida através da alimentação, principalmente dos frutos cítricos. Há alguns anos, a pesquisa científica descobriu seus efeitos na beleza como um antioxidante potente. Ou seja, um ativo que previne os danos provocados pelo tempo, luz solar, poluição e por maus hábitos como o tabagismo — afirma.
Conforme a profissional, a vitamina C pode ser utilizada tanto de dia, antes de aplicar o filtro solar, quanto à noite, após lavar o rosto. Seus principais benefícios são o combate ao envelhecimento da pele, melhora do viço, da luminosidade e turgor (firmeza), além de efeito clareador e uniformizador do tom.
Por que a vitamina C é aliada da beleza
1. Ação antioxidante
A vitamina C previne o envelhecimento precoce, uma vez que protege contra o dano inflamatório crônico provocado por diversos fatores. Entre eles, o passar do tempo, a exposição ao sol, à poluição e o tabagismo, que degradam o colágeno presente na pele.
2. Uniformiza o tom da pele
Ela tem efeito clareador, melhorando o aspecto de manchas provocadas pelo sol e por condições de pele, como o melasma. Além disso, tem o poder de uniformizar o tom da pele.
3. Para todos os adultos
A idade indicada para iniciar o uso da vitamina C na pele é após a adolescência. Os benefícios são observados até a fase idosa.
O componente é recomendado a quem deseja retardar os efeitos do tempo ou amenizar manchas de sol e melasma.
— A única “contraindicação” é para o caso de mulheres gestantes. Estas devem analisar o rótulo e utilizar somente vitamina C na forma pura, já que é preciso tomar cuidado com produtos que fazem uma associação da vitamina com ativos que são proibidos na gestação — aponta Mariele.
4. Para todos os tipos de pele
Todos os tipos de pele podem se beneficiar do uso da vitamina C, pois existem formulações específicas de acordo com o produto no qual está inserida, como em creme, sérum e gel. O cosmético com vitamina C mais indicado para cada pessoa vai depender da avaliação dermatológica.
De modo geral, a vitamina em creme costuma ser empregada em peles mais secas, enquanto as mais oleosas se beneficiam mais do composto em sérum.
— É importante também armazenar a vitamina C em locais secos, arejados e longe da luz, para evitar que ela oxide, ficando com um tom de ferrugem — lembra a dermatologista.
Mariele aponta ainda que a vitamina C não costuma ter efeito rebote. No entanto, um outro ativo chamado hidroquinona, que costuma estar presente em cosméticos com fórmulas clareadoras, pode sim ter efeito rebote e por isso não deve ser empregado sem orientação médica. Ele é proibido na gestação.
5. É fácil de encontrar
Assim como a vitamina C pode ser formulada de forma individualizada pelo dermatologista e produzida em farmácias de manipulação, ela também pode ser encontrada em produtos prontos, vendidos em farmácias e lojas de cosméticos. De acordo com Mariele, na hora de comprar, é importante estar atenta à formulação. Isso porque 10% é a concentração mínima de vitamina C que deve haver na formulação para que seja considerada eficiente.