Uma rotina eficiente de cuidados com a pele nem sempre é algo intuitivo. Mesmo com o grande volume de informações e conteúdos disponíveis sobre o assunto, muitas dúvidas ainda geram erros no skincare diário.
Desde o uso de produtos ideais para fazer a limpeza até o fator de proteção solar necessário, todos os itens do passo a passo devem ser indicados por um profissional. Segundo a médica dermatologista Juliana Fonte, este é o princípio para evitar erros que podem prejudicar a saúde e a beleza da pele.
— Muitas pacientes jovens que têm pele oleosa compram, por conta própria, cremes antissinais, direcionados a peles maduras, mais desidratadas. Esses produtos vão fazer uma boa hidratação, mas podem causar problemas como acne e obstrução de poros, já que não são específicos para o tipo de pele delas — comenta.
Usar cosméticos que não são específicos para seu tipo de pele é um equívoco apontado também pelas dermatologistas Manoela de David Dornelles e Ana Eliza Teixeira Ribeiro, que reforça:
— Não usar um sabonete adequado, por exemplo, pode piorar o ressecamento da pele e deixá-la mais opaca.
Rotina de limpeza de pele
Entre as questões mais importantes quando se trata da rotina de limpeza da pele, conforme as médicas, está a esfoliação. Um erro comum é fazê-la todos os dias, o que torna a pele mais sensível e retira demais sua proteção, dificulta o uso de produtos, como ácidos e medicamentos prescritos pelo dermatologista.
Outro ponto de atenção é a hora do banho: as especialistas não recomendam lavar o rosto neste momento. A dica vale especialmente para quem prefere a água quente, já que ela pode ressecar a pele. O ideal é fazer a limpeza com água gelada ou morna.
E vale destacar: não é indicado lavar o rosto com sabonete mais do que duas vezes ao dia. Em caso de peles oleosas, o excesso pode provocar ainda mais oleosidade. Já as sensíveis, podem ficar ainda mais expostas a irritação e outros problemas.
Hidratação
Todos os tipos de pele devem receber a hidratação correta para se manterem saudáveis. Outro erro comum, segundo as especialistas, é não tomar esse cuidado quando há tendência à oleosidade.
Elas pontuam que hidratação está relacionada à água e não à gordura. Por isso, a pele pode estar sem desidratada e oleosa ao mesmo tempo.
Imprescindível, conforme as médicas, é usar produtos específicos para cada necessidade. E, claro, ingerir a quantidade adequada de água todos os dias.
— Você pode ter o maior cuidado do mundo com a pele, mas, se não beber água, não adianta nada. Suco, chá, chimarrão ou café não substituem. É importante para todo o funcionamento do organismo, mas para a pele é fundamental — ressalta Juliana Fonte.
Proteção
O sol é um dos principais agentes do envelhecimento precoce da pele. A radiação ultravioleta atua na diminuição da elasticidade, perda de colágeno e surgimento de manchas e lesões pré-neoplásicas e neoplásicas (câncer de pele), de acordo com Manoela de David Dornelles.
Ela salienta que o protetor solar de amplo espectro (contra raios UVA e UVB) é o produto mais importante da rotina de skincare. E quanto mais alto o fator de proteção, maior será a barreira contra o envelhecimento e manchas.
A recomendação é aplicá-lo todos os dias antes da maquiagem, mesmo quando houver uso de outros cosméticos que contenham fator de proteção. Isso porque nem todos os produtos são testados da mesma forma nem garantem o mesmo efeito das fórmulas específicas, segundo as médicas.
Mudança de hábitos
Confira alguns itens para riscar de vez da sua lista de hábitos, segundo as dermatologistas:
- Dormir usando maquiagem: as bases e os pós, principalmente, bloqueiam os poros, favorecendo o surgimento de cravos e acne.
- Treinar maquiada: a make derrete com o suor, favorecendo o acúmulo de sujeira nos poros.
- Espremer espinhas e cravos: isso pode causar piora da inflamação. Procure um dermatologista para que ele oriente a melhor rotina de tratamentos.
- Usar cremes noturnos durante o dia: as fórmulas desses produtos geralmente contêm algum tipo de ácido, e, se a pessoa tiver uma pele mais sensível, não passar protetor solar e se expuser ao sol, corre o risco de ter uma queimadura. As dermatologistas lembram, ainda, que a maioria dos antioxidantes à base de vitamina C são feitos para serem aplicados de dia.
- Esquecer de higienizar os pincéis: é importante lavar uma vez por semana os acessórios de maquiagem, para evitar bactérias. Também deve-se guardá-los em lugares arejados para ventilação.
Manoela de David Dornelles acrescenta que comprar produtos que prometem "resultados milagrosos" é outra atitude a ser eliminada.
— Existem vários produtos que, quando divulgados, parecem milagrosos, como se fossem reverter o envelhecimento da pele. Porém, sabemos que um tratamento de rugas, sulcos e manchas vai muito além dos “creminhos" e pode, muitas vezes, envolver procedimentos. O ideal é sempre consultar um dermatologista para que ele avalie o produto correto para o seu tipo de pele e não acreditar em promessas irreais — resume ela.
Dicas para a rotina de skincare
Veja dicas para fazer o skincare da manhã e da noite, que, segundo especialistas, precisam ter rotinas diferentes para garantir os resultados.
Skincare da manhã
Lavar o rosto, fazer a hidratação e aplicar o protetor solar. Uma etapa opcional antes do protetor solar seria o uso de antioxidantes, como a vitamina C.
Skincare da noite
Lavar o rosto com algum agente de limpeza (remover bem os resíduos de maquiagem, usar um demaquilante antes, se necessário), fazer a hidratação, e depois, se houver prescrição, usar um creme de tratamento.
Manoela diz que o skincare básico e funcional teria um sabonete ou outro agente de limpeza adequado ao tipo de pele somado ao protetor solar na quantidade correta. Para ela, limpeza, hidratação e proteção solar são os pilares da rotina de cuidados com a pele.