A pele do rosto passa por um processo de envelhecimento natural e contínuo: conforme os anos vão passando, costuma afinar, ficar mais frágil e ressecada. E é por isso que a rotina de skincare precisa ser readaptada ao longo do tempo.
Segundo a dermatologista Carolina Rocha Barone, que tem formação em medicina pela UFRGS, residência em dermatologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e especialização em tratamento de câncer de pele, é necessário trocar os produtos com alguma frequência, pois as demandas da pele mudam também devido às mudanças de ambiente e condições climáticas.
— Ao longo do tempo, há uma diminuição na taxa de renovação celular, de forma que a pele vai ficando mais fina e mais frágil, sua resistência mecânica diminui. A taxa de reparo do DNA, que é quem atua na cicatrização de machucados, na melhoria de danos e na regeneração das células, também diminui. E a pele cada vez produz menos e sebo, ficando menos hidratada — afirma Carolina.
Confira abaixo um passo a passo de skincare a partir dos 30, 40, 50 e 60 anos, e uma seleção de produtos indicados pela especialista.
Aos 30
Na comparação com a década dos 20 anos, explica a médica, aos 30, a pele perde um pouco de seu viço e luminosidade. É o momento em que costumam ser observados os primeiros sinais de envelhecimento, as linhas finas de expressão e rugas. Isso ocorre, pois já está havendo alguma redução da capacidade de regeneração da pele.
— Também por volta desse período dos 25-30 anos, começamos a produzir menos colágeno, o que faz com que sinais apareçam. Há uma regra que diz que, por volta dos 30 anos, temos cerca de 10% a 15% menos colágeno do que tínhamos quando éramos bebês. E esse percentual vai caindo cerca de 1% ao ano. Então, lá pelos 40 anos, por exemplo, seria menos 20% ou 25% de colágeno — afirma a médica.
Para Carolina, a palavra-chave desse momento é “prevenção”, preparando a pele para as próximas décadas. Confira um passo a passo recomendado pela especialista para a rotina de skincare nesta faixa etária:
- Limpeza: a primeira etapa é higienizar a pele com um produto apropriado para cada tipo de pele, como sabonete, gel ou espuma.
- Hidratação da área dos olhos: é nesta região que está a pele mais fina do corpo, por isso, os sinais da idade costumam ser mais perceptíveis. Deve-se aplicar um hidratante específico, que muitas vezes é à base de ácido hialurônico, um hidratante potente que trabalha em profundidades diferentes da epiderme, fornecendo um bom poder de hidratação.
- Antioxidante: a terceira etapa é aplicar um antioxidante no rosto todo. Um exemplo é a vitamina C, que é anti-idade, deixa a pele mais luminosa, mais viçosa e diminui a formação de melanina, o que trata e suaviza manchas. Também atua protegendo o rosto contra a poluição e radiação.
- Hidratação da face: aplicar no restante do rosto um hidratante apropriado para cada tipo de pele. Para as mais oleosas, costuma-se indicar texturas em gel. Já para as mais secas, busca-se os umectantes. Importante lembrar que pele oleosa também precisa ser hidratada, já que óleo é diferente de água.
- Filtro solar: a última etapa do skincare — e a que vem logo antes da maquiagem — é o filtro solar. Ele é indispensável, pois a radiação solar faz com que as células envelheçam mais rápido, aumenta o risco de manchas e de câncer de pele – mesmo em dias nublados. Além de retardar o envelhecimento e prevenir o aparecimento de manchas, usar o filtro é uma questão de saúde.
Em casa, as lâmpadas também atuam no processo de manchas ou envelhecimento da pele, e o filtro solar é um bom aliado para combater esse efeito. O ideal é reaplicar o protetor algumas vezes ao longo do dia, como por exemplo de manhã, de meio dia e de tarde, pois ele não dura o dia todo.
À noite: a dica é repetir os mesmos passos, mas sem passar filtro solar: lavar o rosto, hidratar a área dos olhos, aplicar antioxidante, hidratar o rosto. Se no cuidado noturno o indivíduo for optar por deixar de fora mais algum produto, pode ser o antioxidante, que é bem importante durante o dia pois costuma atuar contra poluição e radiação.
Aos 40
A faixa dos 40 anos se caracteriza principalmente pelo surgimento de rugas, que ficam mais marcadas. É momento em que a pele perde firmeza e vai afinando, motivo pelo qual as marcas ficam mais visíveis.
- Limpeza: higienizar a pele com um sabonete, gel ou espuma.
- Hidratação da área dos olhos: deve-se aplicar um hidratante específico para a região (frequentemente à base de ácido hialurônico) que contenha algum composto anti-idade. É importante não só hidratar, mas também tratar a textura e a qualidade da pele, suavizando as rugas finas.
- Hidratação do rosto: para peles mais oleosas, costuma-se indicar produtos em gel. Já para as mais secas, busca-se os mais umectantes.
- Anti-idade: aplicar um produto anti-idade, que pode ser em gel, sérum, creme ou outra substância (a depender do tipo de pele) que tenha em sua composição ácidos que promovem a regeneração na pele. O anti-idade reduz linhas de expressão, aumenta a produção de colágeno e deixa a pele mais macia.
- Filtro solar: deve ser adequado ao tipo de pele. O filtro protege contra a radiação solar, que pode provocar o envelhecimento precoce da pele, o aparecimento de manchas e o câncer de pele.
À noite: o processo é quase o mesmo, mas não se utiliza o protetor solar. Outra recomendação é reservar para este horário um anti-idade com ácidos mais poderosos, como o retinóico, que é derivado da vitamina A. Ele é importante, pois atua renovando a pele, reduzindo linhas finas de expressão. Também ajuda a deixar a pele mais uniforme, firme e aumenta a produção de colágeno.
Aos 50
Os 50 anos costumam ser o momento em que as manchas ficam mais visíveis, pelo acúmulo de radiação ao longo dos anos. Há também uma diminuição da tensão de pele, que fica menos hidratada por conta da menopausa: nela há uma diminuição das fibras de elastina e de colágeno, o que faz com que a pele fique mais fraca, perca tônus e elasticidade. E também por haver menores taxas de renovação celular.
- Limpeza: a primeira etapa é higienizar a pele com um sabonete, gel ou espuma.
- Hidratação da área dos olhos: deve-se aplicar um hidratante específico para a região (frequentemente à base de ácido hialurônico) que contenha também algum composto anti-idade. É importante não só hidratar, mas também tratar a textura e a qualidade da pele, suavizando as rugas finas.
- Hidratante para o rosto: aplicar um hidratante adequado ao tipo de pele. Para peles mais oleosas, costuma-se indicar produtos em gel. Já para as mais secas, busca-se um mais umectantes.
- Anti-idade + antissinais: o ideal é utilizar um produto que combine as duas funções, sendo assim um suavizador de linhas e rugas e clareador de manchas. Alguns exemplos de compostos que atuam para essas funções são o ácido tranexâmico, alpha bisabolol, nicotinamida, ácido glicólico, hidroquinona.
- Filtro solar: nesta faixa etária, pode-se optar por um filtro-solar que hidrate mais e que carregue em sua composição algumas outras propriedades benéficas à pele, como fatores anti-idade, antissinais, controle de oleosidade etc.
À noite: o processo para cuidado da pele é quase o mesmo, mas não se utiliza o protetor solar. Outra recomendação é reservar para a parte da noite um anti-idade mais potente, que traga ácidos mais poderosos, principalmente no que diz respeito a ativos rejuvenescedores e despigmentantes (para controle de manchas).
Lembrando que, quanto mais potente é o produto, mais efeito ele faz, mas maiores são as chances de sensibilizar a pele. Por isso, existem produtos não-recomendados para uso durante o dia (por conta da ação da luz), mas que são muito eficazes para uso noturno.
Aos 60
A mulher de 60 anos de idade tem bem menos colágeno do que nas décadas anteriores, já que já perdeu cerca de 40%. Sua pele tem menos eficiência na retenção da umidade, o que leva a um ressecamento importante. É uma pele mais fininha e sensível, cuja função de barreira é mais frágil e que pode ficar mais machucada diante de pequenos traumas.
A palavra-chave dos 60 anos costuma ser a perda do contorno da face, por causa da redução da produção de colágeno. Costuma-se falar que é um momento em que fica mais evidente o processo de “derretimento” pelo qual a pele vai passando ao longo dos anos.
- Limpeza: a primeira etapa é higienizar a pele com um sabonete, gel de limpeza ou espuma.
- Hidratação da área dos olhos: deve-se aplicar um hidratante específico para a região (frequentemente à base de ácido hialurônico) que contenha também algum composto anti-idade mais potente do que nas décadas anteriores.
- Hidratante para o rosto: o ideal é buscar um hidratante mais pastoso e umectante, para assim criar uma barreira maior de proteção da pele.
- Anti-idade + firmador: o ideal é utilizar um produto que combine as funções anti-idade e antissinais, que tenha uma ação mais firmadora e clareadora de manchas. Alguns exemplos de ativos tensores (firmantes) são DMAE, intensyl, liftline e tensine.
- Filtro solar: pode-se optar por um produto uque hidrate mais e que carregue em sua composição algumas outras propriedades benéficas, como fatores anti-idade, antissinais, controle de oleosidade etc.
À noite: o processo é quase o mesmo, mas não se utiliza o protetor solar. Outra recomendação para esta faixa etária é reservar para a parte da noite um anti-idade mais potente, que traga ácidos mais poderosos, principalmente no que diz respeito a ativos para melhorar a textura da pele e deixá-la mais densa e firme.
Dicas para todas as idades
- Antes de escolher um produto, é recomendado consultar com um dermatologista. As rotinas citadas nessa matéria são gerais, mas alguns casos precisam ser bem individualizados.
- O passo mais importante é o protetor solar, que nunca deve ser deixado de lado.
- Além do envelhecimento cronológico, os hábitos do dia a dia também influenciam. Alguns desses fatores são a exposição à radiação solar, o estilo de vida, a alimentação, o tabagismo, a prática de atividade física muito intensa e outros.
- De forma geral, é recomendado utilizar um esfoliante para o rosto uma vez por semana, principalmente quando a pele é mais acneica e tem cravos. O produto atua na retirada de peles mortas, auxiliando na renovação celular. O melhor momento para esfoliar é no final do banho, quando há mais vapor e os poros estão mais dilatados.
- Quem tem pele oleosa pode fazer uso de um tônico após a etapa de limpeza à noite. Mas não é uma recomendação tão universal quanto às outras citadas nesta matéria – varia caso a caso.
- Quando a pele está com maquiagem, utiliza-se o demaquilante antes da etapa de limpeza.
- À noite é um bom momento para reparar os lábios, já que se trata de um período em que não falamos e não ingerimos alimentos. Para isso, utiliza-se um hidratante labial, produto que previne o ressecamento dos lábios.
- Os produtos de skincare são fundamentais, mas vale lembrar que eles atuam somente na epiderme, que é a camada mais superficial da pele. Por baixo disso, há gordura, músculos, ossos e todos eles naturalmente envelhecem com o passar do tempo. Quando a pessoa deseja modificar essas regiões, parte-se para procedimentos como preenchimentos, bioestimulação de colágeno, botox e outros.
Produtos indicados pela especialista
Hidratantes labiais
- Cicaplast lábios (La Roche Posay)
- Epidrat lábios (Mantecorp)
- Bepantol Derma regenerador labial (Bayer)
Esfoliantes
- Dermotovin scrub (Galderma)
- Theracne Esfoliante (Theraskin)
- Actine Esfoliante (Darrow)
Demaquilantes
- Isdin Solução Micelar 4 em 1 (Isdin)
- Sensibio Água Micelar (Bioderma)
- Solução Micelar Fisiogel (Stiefel)
Hidratantes para 30 anos
- Epidrat Hyalu (Mantecorp)
- Hydrabio SÉrum (Bioderma)
- Hidratante Facial Hydro Boost (Neutrogena)
Antioxidantes (vitamina C)
- Improve C (Dermage)
- Salicyli C10 (La Roche Posay)
- Liftactiv aox (Vichy)
Hidratação para a área e olhos
- Mineral 89 olhos (Vichy)
- Cetaphil optimal hidratation olhos (Galderma)
- Sensibio eyes (Bioderma)
Olhos: hidratação + anti-idade
- Hyalu b5 olhos (La Roche Posay)
- Physiolift olhos (Avene)
- Fillerina contorno dos olhos (Lupin)
Hidratantes para peles maduras
- Creme Hidratante Facial Optimal Hydration Cetaphil (Galderma)
- Sérum Rejuvenescedor Hyaluronic Concentrate (Isdin)
- Creme hidratante facial (CeraVe)
Anti-idade para o dia
- Serum 10 Rejuvenescedor Facial (Skinceuticals)
- Liftactiv Supreme H.A. Epidermic Filler (Vichy)
- Hyalub5 serum (La Roche Posay)
Anti-idade para a noite
- Retinol B3 (La Roche Posay)
- Glycare night serum (Mantecorp)
- Euryale QR (Theraskin)
Anti-idade + antissinais para o dia
- Endocare Tensage Cream Gel Antienvelhecimento (FQM melora)
- Creme Antissinais Skin Active Matrix Support FPS30 (Neostrata)
- Blancy gel creme clareador (Mantecorp)
Anti-idade + antissinais para a noite
- Liftactiv serum B3 (Vichy)
- Pigmentbio Night Renewer (Bioderma)
- Sérum Multi-Corretor Discoloration Defense (Skinceuticals)
Anti-idade firmador para o dia
- Tri Therapy Lifting Serum (Neostrata)
- Densifiant Fondant Densificador (Profuse)
- Neovadiol Menopausa Creme Leve Efeito Lifting (Vichy)
Anti-idade firmador para a noite
- Reviline Lift Creme Rejuvenescedor (Mantecorp)
- Adcos Filler Up Concentrado Volumizador (Adcos)
- Neovadiol Menopausa redensificador (Vichy)