A Polícia Civil cumpre, na manhã desta terça-feira (17), 74 ordens judiciais, incluindo 52 mandados de busca e apreensão e 22 prisões preventivas em 10 cidades. A ofensiva tem como objetivo combater associação criminosa dedicada ao tráfico de drogas, com atuação em Esteio e Sapucaia do Sul.
Intitulada El Presidente, a operação ocorre nos seguintes municípios:
- Porto Alegre
- Esteio
- Sapucaia do Sul
- Canoas
- Gravataí
- Nova Santa Rita
- São Leopoldo
- Novo Hamburgo
- Campo Bom
- Tramandaí
Participam da investida cerca de 200 policiais civis.
Segundo o titular da 1ª DP de Esteio, delegado Gabriel Lourenço, responsável pela operação, até o momento, 22 pessoas foram presas, sendo 19 preventivamente e três em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Apuração da Polícia Civil
As investigações tiveram início há cerca de um ano. Ao longo desse período, foram identificados dezenas suspeitos de atuar no esquema, sobretudo na modalidade de telentrega de drogas, dentre eles fornecedores, motoristas, responsáveis pela guarda e distribuição das drogas e operadores financeiros.
Durante a operação, a polícia também apreendeu drogas, uma arma de fogo, veículos e celulares. Os suspeitos detidos durante a operação serão encaminhados para o sistema prisional.