Uma pele lisinha, sem rugas ou flacidez só é possível graças ao colágeno, proteína encontrada em abundância no nosso corpo e que tem entre suas funções dar suporte e sustentação aos tecidos. Porém, com o passar dos anos, ocorrem danos às fibras colágenas. Afinal, é possível recuperá-las? Como fazer esta suplementação?
Conversamos com a nutricionista Cris Zinelli, pós-graduada em nutrição funcional e que fala sobre saúde e bem-estar nas redes sociais (no Instagram, @nutricriszinelli, acumula mais de 165 mil seguidores) para esclarecer dúvidas sobre o assunto.
Por que perdemos colágeno ao longo dos anos? A partir de qual idade isso é percebido?
Começamos a degradar colágeno a partir dos 30 anos de idade com o processo natural do envelhecimento. Normalmente, isso está associado a algumas mudanças hormonais que acometem essa idade. Existem várias maneiras de prevenir. Algumas através da alimentação, outras pela suplementação. A prevenção também pode ser feita com dermatologista por meio de alguns procedimentos. Mas uma maneira legal de cuidar para que não ocorra de uma maneira mais acentuada, e para que a gente não note muito essa perda de colágeno, é através de uma alimentação rica em antioxidantes e que tenha um nível adequado de distribuição de proteína ao longo do dia. Assim, evitamos que a degradação seja mais rápida e sentida.
A queda de colágeno é mais acentuada nas mulheres ou da mesma forma para ambos os sexos?
Sim, é mais acentuada nas mulheres por uma questão hormonal. Os homens têm hormônios, como a testosterona, que fazem com que eles tenham um pouco mais de elastina e colágeno. A mulher, pela questão hormonal, degrada mais rápido. Mulher também, muitas vezes, se expõe mais. Principalmente aqui no Sul, temos o costume de tomar muito sol e muitas vezes sem proteção solar, o que traz um grande estresse oxidativo para a pele. Junta isso com má alimentação, estresse, falta de sono, e tudo faz com que a gente sinta um pouco mais.
Com a menopausa, a perda acelera?
Sim, com a menopausa se acelera, até por uma questão hormonal. O que acontece, normalmente, é que as pessoas às vezes param de fazer exercício físico e aí sentem mais ainda esses sintomas de flacidez. Além da alimentação, uma coisa que a gente tem que lembrar sempre de inserir na nossa prática diária é a atividade física. Porque assim a gente consegue manter um tônus melhor na pele. Logicamente, também fazer uma alimentação balanceada, como eu falei antes, com alimentos ricos em vitamina C, vitamina E e com proteína bem fracionada ao longo do dia.
É possível consumir a quantidade necessária de colágeno apenas por meio da alimentação?
Através da comida, normalmente é difícil bater essa recomendação diária de fontes de colágeno. Principalmente se quiser trabalhar questões como anti-aging, fortalecimento da pele, melhora da densidade muscular. Como temos hoje várias fontes de colágeno acessíveis através de cápsulas e pós, o ideal é que a gente suplemente uma dose por dia para que o consumo fique adequado.
Com a minha prática clínica, eu acho importante suplementar sempre a partir dos 30 anos
NUTRICIONISTA CRIS ZINELLI
sobre colágeno
Quando é necessário suplementar?
Com a minha prática clínica, eu acho importante suplementar sempre a partir dos 30 anos de idade, visto que é mais uma fonte de proteína na alimentação. É difícil encontrar alguma mulher que não queira prevenir as ruguinhas e a flacidez, que às vezes se instala a partir dos 30, 35 anos. Temos uma diversidade muito grande das formas de apresentação do colágeno, o que faz ser mais fácil, porque tem para todos os gostos. Uma dose de colágeno por dia a partir dos 30 anos eu acho super bem-vinda.
Existe algum horário que seja melhor para absorção? Ex: no café da manhã.
Se esse colágeno for o verisol, que está super em alta, o melhor horário de consumi-lo é sempre na ceia, longe das refeições. Fazer o jantar perto de 19h ou 20h e, antes de dormir, tomar diluído em água. Dá para associar com alguma fonte de vitamina C, como bergamota, laranja ou kiwi, que vai potencializar a ação do colágeno. Se for a proteína de colágeno, pode ser usada ao longo do dia, no café da manhã ou até mesmo no lanche da tarde.
Quais as melhores formas de inserir o colágeno do dia a dia?
O colágeno é uma proteína super versátil. Temos hoje no mercado inúmeros sabores. Então, vai de acordo com o gosto da pessoa. A forma de incluir é desde uma receitinha líquida, como em um shake ou smoothie, como também pode colocar em uma receita de panqueca, por exemplo, para aumentar o valor proteico da preparação.
*Produção: Luísa Tessuto