Pele ressecada? Cabelo sem brilho? Quando você pensa em como resolver essas questões estéticas, provavelmente pensa em cremes e tratamentos, certo? A verdade é que quase tudo o que você precisa para ter fios sedosos, pele firme e unhas fortes cabe dentro do seu prato.
Para isso, é preciso garantir uma alimentação nutritiva, sem déficit de vitaminas e evitando ao máximo alimentos ricos em carboidratos simples e industrializados. Assim como uma cardápio equilibrado auxilia no aspecto saudável da pele, o contrário também pode ocorrer: refeições com poucos em nutrientes podem deixar o rosto mais oleoso ou muito seco, aumentar a queda de cabelo ou ficar com as unhas enfraquecidas.
O ressecamento da pele é um sintoma comum no consultório médico, principalmente nas áreas dos cotovelos, pernas e lábios. Algumas mudanças na alimentação podem ajudar você a reduzir o problema. Veja:
Hidratação sempre
O tecido epitelial é considerado o maior e mais denso órgão do corpo humano. Se o corpo é composto por 70% de água, manter-se hidratada é fundamental para todos os tecidos, incluindo a pele. Quando o organismo não recebe a quantidade necessária de água, isso pode ser notado através de uma pele ressecada, áspera e sem elasticidade. Sem uma hidratação adequada, seu corpo não responde de maneira eficiente aos demais estímulos - por isso, esse deve ser o seu cuidado principal no dia a dia.
Fibras e saúde intestinal
Além de manter-se bem hidratada, uma boa saúde intestinal é imprescindível para ter a pele bonita. Um intestino que não funciona direito absorve toxinas que podem influenciar na pele e na saúde como um todo. Quando o órgão está saudável e funcionando corretamente, melhora a absorção de nutrientes importantes para a pele. Não adianta consumir todas as vitaminas se não forem absorvidas, certo?
Vitamina C
A vitamina C é fundamental para a formação de colágeno, famosa proteína que contribui para uma pele saudável e firme. Consumir alimentos ricos na substância pode ser mais eficaz do que suplementar o colágeno - e muito mais barato. Isso acontece porque, ao consumir colágeno em cápsulas, não temos a garantia de que, ao ser metabolizada, a proteína será destinada especificamente para pele.
Para aumentar o consumo de vitamina C, os melhores alimentos são laranja, kiwi, limão, acerola, brócolis, tomate, entre outros.
Ômega 3
O ômega 3 é muito benéfico para a saúde da pele por vários motivos:
- Ajuda na hidratação.
- Atua no combate à vermelhidão, ao ressecamento ou a coceiras causadas por doenças dermatológicas.
- Contribui para a manutenção dos lipídios da pele.
- Previne a acne.
- Combate processos inflamatórios
- Estimula a produção de elastina.
- Auxilia a reduzir a sensibilidade aos raios ultravioleta.
Você encontra ômega 3 em peixes como sardinha e o salmão, e também na linhaça.
Betacaroteno
Famoso por proporcionar um bronzeado bonito, esse antioxidante protege a pele contra os raios ultravioletas e ajuda na proteção contra o ressecamento causado pela exposição solar. Os principais alimentos com betacaroteno são aqueles de coloração amarelada, como cenoura, abóbora, mamão e manga.
Fica a dica
Além de consumir alimentos específicos para ajudar na manutenção da pele, lembre-se de manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades física regularmente e consultar seu dermatologista para cuidados específicos para o seu tipo de pele.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.