Investir em produtos bacanas para os fios sempre ajuda, mas é preciso ter atenção também a alguns hábitos que podem estar comprometendo a beleza e a saúde do seu cabelo. Conversamos com a dermatologista Giselle Martins Pinto, especialista em doenças capilares, e com o cabeleireiro Hugo Moser, do salão Hugo Beauty, de Porto Alegre, que indicam cinco erros que você pode estar cometendo na sua rotina de beleza. Confira:
Usar secador em excesso faz mal?
Usar chapinha todos os dias, de fato, pode estragar os fios, confirma a dermatologista. Outro aliado na hora de modelar o cabelo, o secador é visto como vilão, mas não costuma trazer malefícios se for usado corretamente, ainda que você recorra ao item todos os dias. O principal cuidado é observar a distância ideal: na hora de manusear, deixe o aparelho entre oito a 10 centímetros distante dos fios. Quando você deixa o secador muito próximo ao cabelo, aumenta a chance de quebrar as hastes capilares. Quer evitar possíveis efeitos nocivos de equipamentos como secador, chapinha e babyliss nos fios? O cabeleireiro recomenda o uso de um produto antitérmico para protegê-los do calor.
Há problema em passar o dia com o cabelo preso?
Sim, é possível danificar e até perder fios se você mantiver o cabelo preso por horas todos os dias, principalmente se a tração for forte - ou seja, se você usar coques ou rabo de cavalo apertado.
— Dependendo do dano, essa perda pode ser irreversível — alerta a médica.
A dica vale também para a hora de dormir: evite passar a noite com os fios presos. Com a movimentação noturna, você pode acentuar a queda e a quebra dos fios, ressalta Hugo.
Posso lavar o cabelo todos os dias?
Você já deve ter ouvido por aí que lavar o cabelo todos os dias pode danificar os fios. A dermatologista esclarece: não é verdade. O que muitas pessoas não imaginam é que higienizá-lo poucas vezes (uma vez na semana, por exemplo) pode piorar uma queda pré-existente, pontua Giselle.
Se você tem fios mais oleosos, o recomendado é, sim, lavar todos os dias. Já os normais ou secos podem ser passar pelo ritual de limpeza dia sim, dia não, sugere o cabeleireiro. Um alerta: usar xampu a seco ou talcos com frequência pode obstruir os poros e causar a queda dos fios.
Faz bem substituir o condicionador pela máscara?
Algumas mulheres acreditam que, quando o cabelo está muito seco, faz bem substituir o condicionador por uma máscara capilar. A dermatologista lembra que a maioria das máscaras capilares tradicionais não são produtos finalizadores, ou seja, não podem substituir os condicionadores.
— No dia que você quiser utilizar uma máscara, use a sequência de xampu, máscara e finalize com condicionador. Porém, como tudo na vida, sempre há exceções e algumas máscaras podem ser finalizadoras. Confira se o fabricante colocou a informação no rótulo do produto, orientando o uso — indica.
"Turbinar" a máscara que você comprou com outros ingredientes e vitaminas também não é uma boa opção. A médica lembra a mistura pode desestabilizar a fórmula do produto que já está adequado.
O corte ajuda na saúde capilar?
Sim! Hugo recomenda que o corte de cabelo deve ser feito a cada 45 dias para manutenção. Se você está deixando os fios crescerem, o intervalo pode ser de 60 a 90 dias. Nada de esperar os fios ficarem do tamanho que você deseja sem recorrer às tesouras, pois o efeito pode ser justamente o contrário:
— O corte ativa o crescimento, evitando que as pontas fiquem finas, ressecadas e quebradiças — explica o cabeleireiro.