O Natal é tempo de reflexão, sabemos disso. Convidamos o Arcebispo Dom Jaime Spengler, cardeal desde o começo de dezembro, a conversar conosco no Gaúcha Atualidade neste dia 25 de dezembro. Sempre calmo e com boas análises, Dom Jaime deixou uma linda mensagem de esperança aos ouvintes. Veja o vídeo abaixo.
Ponderado, Dom Jaime mesmo assim não foge de temas mais polêmicos, como polarização e política. Ele afirmou que vivemos uma crise de estadistas e analisou que “precisamos de homens e mulheres que sejam capazes de pensar e construir um estado que responda verdadeiramente a necessidade de todos”, fazendo referência às desigualdades que o Brasil vive e sobre como devemos nos preocupar com o bem de todos, especialmente dos mais pobres.
Ao mesmo tempo, afirma que nós, cidadãos, devemos assumir responsabilidades.
— O novo passa pelas nossas escolhas e decisões. Precisamos desenvolver o senso crítico — afirmou Dom Jaime.
Ele ainda contou um pouco sobre o estado de saúde do Papa Francisco, que apareceu em cadeira de rodas para a tradicional Missa do Galo, na noite de terça-feira (24). Dom Jaime explicou que o pontífice não quis uma cadeira mais moderna, com controle, pela simplicidade. Além disso, um forte resfriado nesses últimos dias deixou o Papa mais abatido. Faz frio na Europa agora, com mínimas próximas a 0°C.