A bailarina e atriz Suzana Alves, conhecida como a personagem Tiazinha nos anos 1990, vem mostrando que está bem à vontade com seus cabelos brancos em postagens no seu perfil do Instagram.
"Efeitos de não fazer raiz do cabelo na quarentena: liberdade e coragem. Quem por aí também está deixando as madeixas brancas e mesmo assim está feliz?", escreveu ela em um post.
Assim como Suzana, muitas mulheres vêm aproveitando o tempo de confinamento para reavaliar sua relação com a tintura do cabelo. Se você está pensando em assumir os fios naturais, confira as dicas dos cabeleireiros Edison Dorneles Lara Junior, do salão Koa, e Gabriela Silveira (@simetria.xx no Instagram), do salão Kapo, para passar pela fase de transição.
Corte o cabelo
Os dois profissionais são diretos ao afirmar que a opção mais rápida e prática é fazer um corte curto, como um pixie.
— Desta forma, elimina boa parte do cabelo colorido. E, mantendo o corte de três em três meses, fica mais fácil e rápido deixar somente os fios brancos — diz Gabriela.
E as mechas?
Para a profissional, uma boa dica é fazer mechas mais claras e finas, que se misturam com os cabelos coloridos e brancos, atenuando o contraste. Tonalizantes, de coloração semi-permanente, também auxiliam no processo, explica Gabriela.
— Se usado diluído em duas partes por uma, os brancos não serão totalmente cobertos e ficarão com uma leve transparência, também deixando a transição de cores mais suave. Mas lembre de fazer este processo com um profissional que entenda de coloração — pontua.
Já Edison defende que o uso da tintura neste momento não é a melhor opção, pois considera um "passo atrás" na decisão.
— Não indico. Com as mechas, o branco começa a amarelar. Com a água do chuveiro ou algum resíduo, como o xampu, a mecha tem efeito e muda de cor. Deixar o cabelo branco é passar por esse sacrifício e aguentar esse período de transição que, conforme o comprimento, pode ser de um ano. Não é fácil. Se fizer mecha, vai precisar tonalizar, e, automaticamente, tonaliza o branco também. Mexe na textura e na cor e não fica mais natural. Sai da proposta de sair da escravidão da tinta — acredita ele.
Por fim, o cabeleireiro dá a dica: se o cabelo for muito escuro, existe a opção de fazer uma limpeza de fios, que é uma descoloração geral do cabelo.
Se jogue nos penteados!
Hora de usar a criatividade e abusar dos penteados! Vale prender os fios de jeitos diferentes, usar tiaras, chapéus... Veja como Suzana fez:
Cuidados extras que vale a pena manter
Usar um xampu matizador ajuda a não amarelar o fio branco, pois corrige a cor, deixando mais neutra, indica Gabriela. O produto deve ser aplicado nos fios uma vez por semana. Não custa lembrar: cuidado para não exagerar no tempo de aplicação (siga as instruções da embalagem sempre), pois o fio pode ficar pigmentado com um tom de roxo.
Como o cabelo branco é mais ressecado, manter a hidratação em dia é fundamental para reduzir o frizz, aconselha ela.
Edison recomenda o uso de uma máscara para os fios pelo menos a cada 15 dias, que deve ser escolhida de acordo com o seu tipo de cabelo.
Por fim, tenha paciência! E também não se sinta culpada se desistir e voltar a pintar: o importante é se sentir confortável com a sua aparência.