O frio chegou com tudo ao Estado e uma das coisas mais relaxantes nesta época é um banho bem quente. Depois de lavar o cabelo, é praticamente impossível não usar um secador, né? Com esses hábitos comuns da estação, consequentemente os fios sentem e ficam mais ressecados.
Pensando nisso, conversamos com a dermatologista Vanessa Perusso e com o hairstylist Leo Zamper, do Studio Leo Zamper , e listamos sete cuidados para você ter neste inverno que vão ajudar a minimizar os danos aos fios. Confira:
Invista em produtos naturais e orgânicos
Xampus e finalizadores sintéticos geralmente contêm parabenos e silicones, que formam uma película no fio, dando a falsa impressão de maciez.
Por isso, opte por produtos à base de óleos vegetais, que conseguem levar, além da hidratação, vitaminas e minerais, diminuindo o frizz e a chance de ressecamento.
— Óleos como argan, abacate, jojoba e rícino levam aos fios vitaminas E, A, C e ácidos graxos, capazes de regenerar danos e diminuir queda do cabelo. Algumas sinergias de óleos vegetais com óleos essenciais, como alecrim, gerânio e melaleuca, também podem tratar dermatite seborreica e queda, sintomas comuns nesta época do ano — recomenda Vanessa.
Lembre-se que a pureza do produto e sua concentração interferem no resultado obtido.
Use produtos com pH equilibrado
Para Leo, não basta que o pH do xampu ou do condicionador seja ácido ou alcalino para que seja de boa qualidade. O interessante é que os produtos tenham um pH equilibrado, entre 4,5 e 5,5, o que garante uma boa eficiência tanto para os fios quanto para o couro cabeludo.
Um alerta: nada de passar vinagre ou bicarbonato nos fios, viu? Esses produtos geram grandes alterações no pH do cabelo.
Além disso, as máscaras também ajudam a conservar a emoliência e a naturalidade do fio.
Hidrate, sempre!
Os cabelos secos são os que mais sofrem nesta época. Então reforce os cuidados com a hidratação, mesmo que caseira.
Atenção na hora de secar
O ideal, para Leo, é a secagem natural dos fios. Mas sabe-se que no inverno é bem difícil optar por essa alternativa. Por isso, o profissional dá a dica: já existem produtos no mercado que fazem com que o cabelo tenha uma secagem natural mais rápida.
Mas, se mesmo assim você escolher usar o secador, mantenha uma distância adequada para não queimar os fios. Leo indica 10 centímetros para secadores caseiros e 20 para os modelos profissionais. Nos cabelos crespos, o profissional recomenda o uso de um difusor, que deixa o vento do secador mais fraco e não tão direto.
Já a médica recomenda o uso de óleos vegetais antes de secar o cabelo com o secador para amenizar os danos.
Vá devagar na escovação
Ao escovar os fios molhados, uma atenção especial: não use força demais.
— Quando o fio está molhado, as pontes de enxofre se rompem e o cabelo fica muito fragilizado. As pessoas escovam com força e arrebentam o cabelo. Escove com cuidado — indica Leo.
Massageie o couro cabeludo
As massagens no couro cabeludo ativam a circulação, promovendo maior aporte de nutrientes e oxigênio aos fios, ensina a dermatologista.
Mantenha uma boa alimentação
Por fim, fica o alerta da médica: os cuidados externos não limitam danos se não cuidarmos também da alimentação e da ingestão de líquidos.
— Alimentos ricos em carboidratos e açúcares favorecem a temida caspa e a oleosidade do couro cabeludo. Ao consumir gorduras boas, como as presentes em azeite de oliva e castanhas, além de proteínas e frutas, ingerimos vitaminas e nutrientes necessários para manter o crescimento do cabelo, além de garantir sua nutrição — afirma ela.