Com as baixas temperaturas do inverno, ninguém abre mão de secar os cabelos depois do banho, não é? Porém, o uso contínuo do secador pode danificar os fios em função do ar muito quente.
Para ajudar você a manter o seu cabelo saudável e brilhoso nessa época do ano – e nas outras também –, conversamos com Ricardo Valério, cabeleireiro da Equipe Ricardo Valério, de Porto Alegre.
Confira suas principais dicas para cuidar das madeixas:
Aplique protetor térmico
Antes de secar os cabelos, aplique protetor térmico, um leave-in, que nada mais é do que um condicionador sem enxágue. Mas esse processo deve ser feito sempre, no inverno ou no verão, em todos os tipos de cabelo.
De preferência, o produto deve ser de uso profissional, os mesmos usados em salão de beleza, porque são esses que possuem proteção térmica e proteção UVA e UVB – a última ajuda a proteger de sol, chuva e vento. Com esse tipo de produto, a proteção continua depois de você secar. Mas cuidado: os comprados em lojas de artigos para cabeleireiros ou em supermercados geralmente não possuem as duas proteções.
Onde comprar esses produtos profissionais?
Em salões de beleza que fazem revenda. Um bom salão costuma ter uma boutique de produtos para que a cliente saia com o serviço continuado. Não adianta você ir ao salão, hidratar o cabelo, ir para casa e usar um produto ruim. Dessa forma, o tratamento acaba e você joga o seu dinheiro fora.
Como usar?
No dia a dia: lave o cabelo, esfregue bem o couro cabeludo, depois aplique uma máscara de nutrição/hidratação, ou um condicionador, e enxágue. Antes de desembaraçar os cabelos, aplique o protetor térmico/leave in/condicionador sem enxágue, como quiser chamar, e então seque.
Hidrate os fios uma vez por semana
Se você pretende secar os cabelos todos os dias, é importante manter uma rotina de hidratação. No mínimo uma vez na semana hidrate os fios em casa mesmo, com produto especial para isso. É recomendado também que você tenha o hábito de ir ao salão de 20 em 20 dias, mais ou menos, para uma hidratação ou reconstrução mais profunda. E atenção: se você tem os cabelos quimicamente tratados e usa secador com frequência, o cuidado deve ser redobrado!
Use escova adequada
As melhores escovas não tem cerda dura e metal. Cerdas de javali e cerdas plásticas macias e largas são as melhores escovas. Nunca use escovas que não desembaraçam o cabelo com facilidade, e evite pentes com dentes pequenos, sempre use os com dentes largos.
Desembarace pelas pontas
O ideal é começar a desembaraçar o cabelo das pontas para cima, até o couro cabeludo. Antes de desembaraçar, já faça a aplicação do leave in. Isso vai facilitar o processo.
Consulte um profissional
Segundo Ricardo, é imprescindível a consulta com um profissional. Só ele poderá dizer com segurança qual é o produto indicado para o seu tipo de cabelo, além de orientar você a melhor forma de proceder