Não é apenas a pele que fica ressecada no inverno. Os cabelos também sofrem com a desidratação na época de dias frios. Sem falar nos banhos, que tendem a ser mais quentes e longos.
– O couro cabeludo, que é rico em glândulas sebáceas, sofre um ressecamento excessivo causado pela alta temperatura da água do chuveiro e o resultado é a produção de oleosidade rebote, o que torna os fios pesados e favorece o surgimento da caspa e da queda capilar – explica a tricologista e dermatologista Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Associação Brasileira de Restauração Capilar.
Já que as temperaturas baixaram, Donna reuniu cinco dicas básicas e simples para você adotar nesta temporada:
Evite água quente
É básico e batido, mas é real: evite tomar banho com a água muito quente, pois ela retira toda a oleosidade natural da pele e do cabelo, provocando ressecamento. A temperatura deve ser no máximo de 35 a 40 graus, daquele tipo que embaça um pouco o espelho. Se todo o espelho estiver embaçado, a água deve estar em excessivos 60 graus aproximadamente, o que fará muito mal aos seus fios.
Cuide o secador
Também é mais frequente no inverno o uso do secador de cabelo. No entanto, deve-se utilizar o aparelho a dois palmos dos fios, para evitar o aquecimento do couro cabeludo e prevenir descamações.
Hidrate
A hidratação da fibra capilar é fundamental, pois vai unir a cutícula do fio, promovendo a melhora do brilho e aparência do cabelo.
– Xampus sem sulfato junto com uma máscara hidratante são ótimos para manter o cabelo hidratado e protegido contra agressões. Condicionador e pré-xampu com alta propriedade hidratante também podem ser usados para melhorar o estado de ressecamento dos fios – recomenda o médico dermatologista Jardis Volpe.
Use condicionador e cremes sem enxágue
E aplique os produtos apenas da metade para baixo nos fios. Evite contato com o couro cabeludo para prevenir descamações. No caso do condicionador, após alguns minutos, lave os fios retirando bem o produto.
Beba muito líquido
Nunca esqueça que uma dieta faz toda a diferença: não deixe de apostar no consumo de água, frutas e verduras, que ajudam na hidratação.