A chegada do frio é sempre um bom convite para dar aquela renovada no visual. Para saber o que vai bombar nos cabelos na temporada de inverno deste ano, ouvimos a cabeleireira Ariane Esteves e o cabeleireiro especialista em cor e corte Thiago Almeida.
Cores do momento
Ariane acredita que, no inverno, a mulher gaúcha fica mais elegante.
— As tendências apontam para as cores mais quentes, que representam aconchego, como os tons em vermelho, os acobreados, dourados e os marrons. As mechas vêm com várias tonalidades e raiz esfumada — explica ela, que ministra o workshop Tendências de Corte Femininos para o Inverno no Senac Novo Hamburgo.
Ariane adianta ainda que as morenas iluminadas estarão ainda mais em evidência, com os cabelos escuros com mechas em tom de mel, douradas e canela.
— Estamos vivendo um momento lindo de valorização tanto na beleza natural quanto de autoexpressão por meio de cabelos que fogem do óbvio. Destaco, também, o uso de mousses e modeladores para criar volumes. Isso vale para os cacheados e para os lisos. A finalização é importante — indica.
Thiago endossa e cita a balayage, técnica para recriar o brilho dourado que o sol dá ao cabelo no verão. Para tanto, a ideia é investir em mechas sutis com tons quentes para suavizar o contraste da raiz crescida do verão, quando os fios mais claros estavam em alta. Mas há espaço também para os loiros mais frios, garante.
— O segredo é trabalhar as mechas de forma a preservar ao máximo a saúde dos fios e garantir aquele glow que a gente ama — afirma ele, que ainda acrescenta que os cabelos superloiros nunca saem de moda, principalmente aqui no Sul.
Para as cores mais sólidas, recomenda o marrom, seja no loiro escuro ou castanho claro. Tons rosé também podem ser incorporados em nuances, garantindo um brilho extra.
— Pode-se ainda acrescentar alguns reflexos quentes para criar profundidade e dar movimento às madeixas —indica.
Para quem não abre mão do ruivo, saiba que ele também continua bombando. Mas, cuidado: exige muita manutenção para deixar a cor sempre viva e radiante.
Pode cortar!
Os cortes da vez estão mais práticos e despojados, com muitas texturas e camadas, garante Ariane. E o mais importante: com menos manutenção. Cortes médios são os mais queridos, pois dão a impressão de alongamento do rosto. Podem ser lisos ou ondulados, com franjas curtas ou longas.
Já os longos e curtos, aparecem em evidência quando em degradê.
Thiago recomenda o estilo chanel, curtinho e versátil, que pode ser usado liso, ondulado ou bem shaggy. Para ele, os longos ondulados também são uma boa opção.
— Podemos ousar nas camadas e desconstrução, dando leveza e movimento.
E, atenção: os lisos estão em alta e chegam dividindo os cabelos ao meio. Se apostar neste penteado, a dica do profissional é adotar cortes super-retos, garantindo fios inteiros para deixar o liso perfeito.
Produção: Luísa Tessuto