Após cerca de um mês de distanciamento social, seu corte de cabelo talvez não seja mais o mesmo - e precise de um reparo. Não à toa, as buscas sobre como fazer a tarefa sozinha em casa em casa dispararam no Google. Mas, afinal, é possível dar um jeito nos fios, mesmo que você nunca tenha feito isso antes? Para ajudar você na missão sem causar maiores danos às madeixas, conversamos com as cabeleireiras Diana Scaletsky, do RhedCo, Sílvia Schultz, do Cubo, e Gabriela Silveira, do Kapo.
Antes de se aventurar na tarefa, vale ressaltar que esse não é o momento para mudanças radicais no corte, indicam as profissionais. Por isso, focamos nas principais urgências capilares: aparar a franja e cortar as pontas.
Separe um pente e, claro, uma boa tesoura, para o cabelo não ficar marcado ou "mastigado", além de prendedores ou grampos.
— O ideal é uma tesoura com fio navalha. E que esteja bem afiada — alerta Gabriela.
Importante: faça os procedimentos sempre com os fios secos. Confira o passo a passo e boa sorte na missão!
Para aparar a franja
- Comece dividindo o cabelo ao meio.
- Separe a franja, de no máximo dois dedos de largura, partindo da linha entre o cabelo e a testa. Lembre-se de que, quanto maior a divisão, mais cabelo terá a franja. A partir da linha central, siga uma reta até a altura do fim da sobrancelha. Faça o mesmo dos dois lados. Vai se formar um triângulo. Prenda para trás tudo o que não for franja para não atrapalhar.
- Penteie para a frente e meça a altura que você deseja sua franja. Passe cerca de dois dedos dessa medida, por segurança, já que o cabelo tende a subir. Principalmente para quem tem cachos, considere que o cabelo encolhe quando não está sendo puxado, então procure não esticar muito os fios na hora de cortar. Se precisar, ajuste o comprimento no final.
- Corte na horizontal onde você mediu, de uma vez só. Verifique o comprimento: se necessário, com a ponta da tesoura virada para cima, corte um pouco mais depois.
- Para dar leveza às pontas, Diana recomenda que, com a tesoura virada para cima, você dê algumas leves tesouradas, deixando a franja leve e sem marcações.
Para cortar as pontas
- Antes de tudo: o ideal é que você possa contar com a ajuda de alguém para cortar a parte de trás do cabelo.
- Divida o cabelo entre os fios que vêm antes e depois da orelha. Passe um pente e prenda a parte de trás.
- Comece pelo cabelo da frente da orelha. Penteie os fios para baixo, bem retinhos, usando o pente como régua. Segure as pontas da mecha que você deseja cortar com dois dedos, e faça um corte só - coloque os fios dentro da tesoura e feche.
- Para cortar atrás, separe o cabelo em mechas - que podem ter a largura de dois dedos - e repita o procedimento, soltando mecha por mecha. Dica: as mais finas facilitam a visualização do que já foi cortado, garantindo mais precisão ao corte.
- Se não houver alguém que possa ajudar você, coloque a parte do cabelo de trás para frente e faça o mesmo, mas sem separar em mechas.
Para os cabelos crespos
Com o cabelo seco, solte a raiz e abra os cachos com a ajuda de um garfo. Observe a angulação que foi utilizada no último corte e incline a tesoura na mesma posição para cortar. Para Sílvia, essa é um boa dica para quem está com o cabelo ressecado nas pontas e deseja aparar. Depois que você lavar e finalizar o cabelo, poderão surgir algumas pontas mais compridas. Corte sem medo!