Em tempos de isolamento social, alguns hábitos de beleza estão sendo readaptados. Para não deixar as sobrancelhas com desenho indefinido, conversamos com as micropigmentadoras e especialistas em sobrancelhas Ana Paula Oliveira e Julika Oliveira para ajudar você a tirar os pelos em excesso. Veja um passo a passo para fazer a manutenção em casa:
Limpe a pele
Antes de começar, limpe bem a região das sobrancelhas e dos olhos para que não fique nenhum resíduo de maquiagem ou protetor solar na pele. Você pode usar um sabonete específico para o rosto, demaquilante ou água micelar.
— É importante para evitar foliculite e alergias — explica Julika.
Defina o desenho
Para não tirar pelos em excesso ou prejudicar o design, o segundo passo é deixar o desenho bem marcado com um lápis de olhos - de preferência, claro. Defina a área e, depois da etapa que vem a seguir, os pelinhos que estão exatamente na linha ou fora dela.
Outra dica de Julika é definir o design com um lápis escuro ou uma sombra, do jeito que você geralmente preenche e maquia as sobrancelhas. A dica é deixar a marcação exagerada mesmo, mais escura do que o habitual - assim, você conseguirá identificar melhor a borda do desenho. Depois, basta retirar os pelinhos em excesso.
Ana Paula recomenda ainda manter os pelos escovados e deitados, no sentido do crescimento. Desta forma, as sobrancelhas irão parecer mais alinhadas.
Corte os excessos
Antes de começar a arrancar os excessos com a pinça, a dica é pentear os fios e cortar os mais compridos.
— Às vezes, só esse corte já é o suficiente para uma organizada — afirma Julika.
Para a profissional, quem não tem tantos pelos não precisa dessa etapa. Se não for o seu caso, o ideal é pentear para cima e cortar só as pontinhas, ao poucos, sem exagero.
— Use uma tesoura pequena de ponta reta ou um alicate de cutículas de unhas, também de ponta reta — indica Ana Paula.
Use uma boa pinça
Para as profissionais, uma pinça adequada e em boas condições de uso é fundamental. Dê preferência para as opções com ponta arredondada: os acessórios com a ponta mais reta e afiada são mais difíceis de manusear e podem acabar machucando ou fazendo com que você arranque pelos a mais.
Na hora de arrancar os excessos, puxe no sentido do crescimento do fio. Do contrário, aumentam as chances do pelo encravar.
— Puxe com precisão para não quebrar os pelinhos — ressalta Ana Paula.
Não esqueça também de higienizar a pinça antes de começar. Julika recomenda que o processo de limpeza seja feito com álcool.
Saiba quando parar
Se você está em dúvida se um pelo deve ou não sair, não tire. Evite também aproximar-se muito do desenho. Não é o momento de afinar, arquear ou mudar o desenho da sobrancelha. Tire apenas o que está está incomodando e deixe o resto para depois, quando um profissional puder fazer a limpeza com maior precisão.
— Tendo mais excesso de pelo, às vezes conseguimos até fazer um design mais bonito — pondera Julika.
Para Ana Paula, esse é o momento ideal para aderir a sobrancelhas mais naturais, como a tendência brow lamination.
— Escove os pelinhos todos para cima de forma desalinhada, aplique máscara de cílios incolor ou cera de sobrancelhas para que se mantenham assim. Depois, pinte com sombra marrom — indica.
Quer mais dicas para fazer sua sobrancelha em casa? As profissionais ensinam as técnicas em vídeos compartilhados em seus perfis no Instagram. Confira: