Tipo de pele Olhos e boca Lenços umedecidos Água Micelar Pro Eye Makeup, da MAC Lenços umedecidos Neutrogena Demaquilante bifásico da L'Oréal Reprodução
Camila Maccari, especial
Você chega em casa depois de um dia exaustivo e só pensa em se jogar na cama – a última coisa que passa pela sua cabeça é tirar alguns minutos para remover a maquiagem. Se você se reconhece na cena, saiba que o hábito pode estar prejudicando a sua pele – e que exibir uma cútis saudável exige alguns cuidados que começam com uma limpeza adequada.
– É durante a noite que as nossas células se renovam e a pele respira e desintoxica. Quando está cheia de produtos, não faz o processo de forma adequada e acaba liberando radicais livres que a estressam e aceleram seu envelhecimento – explica Juliana Annunciato, dermatologista da clínica Wulkan de São Paulo.
E, com a diversidade de produtos disponíveis no mercado, como destaca a maquiadora Daiane Citolin, da estética maze Lounge, de Porto Alegre, colocar o demaquilante na rotina nem fica difícil. Reunimos algumas dicas para você escolher o melhor produto e garantir uma pele linda – mesmo quando você estiver de cara limpa.
:: A idade da sua pele: os tratamentos indicados para cada fase da vida:: Beleza saudável: confira quatro dicas para cuidar da pele após a maquiagem
É muito importante considerar o tipo de pele na hora de escolher o produto. Se for oleosa, opte por um demaquilante à base de água, que promove uma limpeza suave. Caso seja mista, aposte nos bifásicos, que tem uma parte de água e outra de óleo e são os mais efetivos. Para pele seca, aposte nos cremosos. Juliana explica que, além de remover as impurezas da pele, os cremes deixam um filme de hidratação que equilibra 0 ressecamento natural.
Os demaquilantes bifásicos são indicados para os olhos e boca porque removem facilmente qualquer tipo de maquiagem, inclusive as que são à prova d’água.
– O ideal é que o demaquilante cumpra a sua função sem que você precise fazer esforço ou esfregar porque isso irrita e machuca a pele – explica Juliana Annunciato.
Se o bifásico não é o mais indicado para sua cútis, use-o apenas nessas áreas e, no resto do rosto, utilize o produto mais indicado.
A praticidade dos lenços umedecidos é sedutora, mas deixe-os para uma viagem ou para aquele dia em que você está cansada demais para qualquer coisa.
– O problema é que, muitas vezes, esses lenços dão a impressão de que a pele está completamente limpa, quando ainda não está nem vai ficar, já que não são tão efetivos quanto as outras versões – explica a dermatologista.
Juliana ainda alerta para a importância em lavar o rosto com água e sabão depois de usar os lenços, para que os resíduos saiam completamente e a pele não resseque.
Você já ouviu falar na água micelar? A dermatologista Juliana indica o produto principalmente para as peles sensíveis. Se você tem alguma dermatite, pode ser a opção perfeita para você.
– Além de limpar a pele de um jeito mais leve e ser indicado para todos os tipos, a água micelar deixa uma sensação de refrescância ao absorver as impurezas – diz Juliana.
Se, no dia a dia, você é daquelas que usam pouca maquiagem, a água micelar pode fazer parte da rotina.
Dicas da maquiadora
À pedido de Donna, a maquiadora Daiane Citolin listou três de seus produtos favoritos na hora de garantir uma pele limpa. Confira:
"Para quem usa uma make mais leve no dia a dia, indico o demaquilante Pro Eye Makeup da MAC, para os olhos. Não contém óleo e deixa a região suave, o que permite fazer outra maquiagem em seguida."
"Facilitam muito a remoção da maquiagem até mesmo dos olhos, a textura é supermacia e os produtos são testados dermatologicamente."
"É muito usado porque não irrita os olhos, não agride a pele nem a deixa oleosa. Retira todo produto de alta cobertura e à prova d'água."