A queda de cabelo é uma reclamação recorrente de muitas mulheres. E pode ter a ver, inclusive, com o que você come: uma das causas mais comuns é o desequilíbrio nutricional da sua alimentação. O problema pode aparecer, por exemplo, quando você recorre a algumas dietas, principalmente as mais restritivas, que se estendem a longo prazo.
Mas há outras razões para os fios começarem a cair com mais frequência, como o consumo inadequado de proteínas e o déficit de nutrientes como zinco e vitaminas do complexo B, além de anemia ou doenças como a disbiose intestinal (um desequilíbrio da flora intestinal), que atrapalha a absorção de nutrientes. Nestes casos, é importante consultar um profissional para entender os motivos que levaram ao enfraquecimento do seu cabelo.
Se a sua alimentação está em dia - e os fios insistem em cair -, inserir alguns alimentos na dieta pode ajudar a deixar seus fios mais fortes e saudáveis. Veja:
Gema de ovo
A gema do ovo é rica em biotina, uma das vitaminas do complexo B que está associada à saúde do cabelo. A substância é importante para o desenvolvimento do folículo piloso, responsável pela produção e crescimento do pelo. Quando há deficiência de biotina no organismo, pode ocorrer queda e despigmentação dos cabelos. Para saber a quantidade de ovos ideal para a sua dieta, consulte um nutricionista.
Peixes
Peixes como sardinha, atum e salmão são ricos em ômega 3. Os folículos pilosos são nutridos pelos ácidos graxos presentes no ômega 3. Com a ingestão adequada desse nutriente, os cabelos ficam mais fortes e saudáveis, e consequentemente diminui também a queda dos fios, já que ativa a circulação sanguínea local.
Castanhas, nozes, avelãs e amendoim
Esses são alimentos ricos em metionina, cisteína e lisina, três aminoácidos importantes para a síntese proteica. Além disso, as amêndoas e o amendoim também são fonte de zinco, que está associado ao crescimento e desenvolvimento dos fios. A deficiência de zinco pode levar a cabelos danificados, quebradiços, sem brilho e mais suscetíveis à queda.
Folhas verde-escuras
São vegetais com alta densidade nutricional, ou seja, ricas em vitaminas e minerais. Alimentos como agrião, espinafre, brócolis, couve e pepino são ricos em vitaminas A, C, e E, relacionadas à saúde da pele e cabelos. Além disso, também oferecem boas doses de ferro, magnésio e zinco.
Mantenha uma alimentação equilibrada, com variedade de frutas e vegetais, alimentos in natura e evitando alimentos ultraprocessados e industrializados. Cabelos bonitos são reflexo de um corpo saudável.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.