Se você é do time que está preferindo não sair à rua por conta da pandemia e assim evitando a ida ao salão de beleza, por exemplo, é possível que esteja em busca de informações sobre como manter as unhas bonitas em casa. Conversamos com a dermatologista Juliana Boza e com a proprietária do Espaço Depillèr, Luciana Carpegiani, para te dar algumas dicas de como fazer isso.
Por que é importante hidratar as unhas?
A parte visível da unha, que é a lâmina ungueal, contém aproximadamente 10% de água e é pobre em lipídios, afirma a médica. Dessa forma, sua capacidade de reter líquido é pequena, o que favorece a desidratação - e unhas desidratadas quebram mais facilmente, não custa lembrar.
Unha fraca é sinal de alguma doença?
Unhas quebradiças, fracas e que lascam facilmente podem estar associais a alguma doença sistêmica, como anemia por deficiência de ferro e problemas de tireoide, ou ainda doenças que afetam as unhas, como psoríase e líquen plano, alerta a médica.
— O uso de algumas medicações também pode levar ao enfraquecimento das unhas — explica Juliana.
Excluídas estas causas, pode-se ter a chamada síndrome das unhas frágeis, condição que afeta quase 20% da população, sendo mais comum em mulheres, diz Juliana. Nesses casos, existem produtos de uso tópico e de via oral que podem ser utilizados. É necessária uma avaliação com um dermatologista para o diagnóstico correto e a indicação do melhor tratamento.
Porém, as unhas também podem estar apenas desidratadas.
Como hidratar as unhas em casa?
Existem produtos específicos para isso, que podem ser ceras hidratantes, produtos mais espessos, ou na forma de canetas, que contêm séruns e óleos hidratantes.
— Alguns dos componentes que podem fazer parte dos hidratantes para unhas são lanolina, silicone, vaselina, pantenol e manteiga de karité. É importante também lembrar de hidratar as cutículas, onde pode ser utilizado os mesmos produtos das unhas —aponta a dermatologista.
Quais outros cuidados devo ter?
Enquanto você optar por não sair de casa para ir ao salão, alguns cuidados indicados pelas profissionais podem ajudar a manter as unhas fortes e hidratadas.
- Procurar ter uma alimentação saudável, com bom aporte de proteínas e vitaminas.
- Evitar traumas e não deixar as unhas muito compridas, pois isso aumenta a área de atrito e faz com que elas quebrem mais. Luciana sugere lixar as unhas na forma arredondada, porque assim elas não lascam e nem quebram com tanta facilidade.
- Evitar a exposição a agentes químicos, usando sempre luvas ao realizar atividades domésticas.
- Optar por removedores de esmalte que não contenham acetona.
- Evitar longos períodos com esmalte.
Essas atitudes colaboram para que suas unhas não fiquem enfraquecidas - e estejam prontas para receber o esmalte quando voltarem aos cuidados de uma manicure profissional, que domine a técnica.